Aula sobre Relacao Fundamental Da Trigonometria

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A trigonometria é uma área da Matemática que estuda as relações entre os lados e ângulos de um triângulo. Ela é muito importante em diversas áreas, como na engenharia, na arquitetura, na física e na astronomia. Nesta aula, vamos trabalhar a relação fundamental da trigonometria, que é a base para o estudo das funções trigonométricas. Vamos aprender como relacionar os ângulos e os lados de um triângulo retângulo e como aplicar essa relação para resolver problemas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem, criando um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da relação fundamental da trigonometria. Em seguida, irá propor aos alunos que discutam um vídeo explicativo sobre o assunto, disponibilizado para ser assistido antes da aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre a relação fundamental da trigonometria, utilizando uma ferramenta online ou papel e caneta. O mapa deve conter o tema central que é a relação fundamental da trigonometria, e seus subtemas como relação de ângulos, lados, triângulos retângulos, equiláteros, isósceles, e explicando o que é cada subtema no próximo nível.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir seus mapas conceituais e comparar as ideias apresentadas. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como utilizar a relação fundamental da trigonometria para resolver problemas, como calcular a altura de um prédio ou a distância entre dois pontos inacessíveis. Os alunos serão convidados a participar da resolução dos problemas.

  5. Etapa 5 - Visualizando relação fundamental da trigonometria

    Apresente para os alunos com uma dinâmica ilustrativa, seja em vídeo, software como o Geogebra, ou desenhando na lousa como se aplica a relação fundamental da trigonometria em triângulos retângulos e visualizar as relações entre os ângulos e os lados.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais e discutir as principais ideias apresentadas. Faça uma síntese do conteúdo trabalhado na aula para contextualizar o que foi trazido e tirar possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de problemas envolvendo a relação fundamental da trigonometria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas utilizando a relação fundamental da trigonometria.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas propostos.
  • Compreensão e aplicação correta da relação fundamental da trigonometria.
  • Clareza e organização do mapa conceitual criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas propostos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e promover a interação entre eles.
  • Construir a tarefa para que os alunos façam em casa.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre a relação fundamental da trigonometria.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da resolução dos problemas propostos e da discussão em grupo.