Aula sobre Relacao Metrica Em Triangulos Retangulos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Exemplo prático:
Um exemplo prático da aplicação da relação métrica em triângulos retângulos é o cálculo da altura de um prédio. Se sabemos a distância entre o observador e o prédio, bem como o ângulo de elevação do topo do prédio, podemos utilizar a trigonometria para calcular a altura do prédio, por meio do teorema de pitágoras.
Aprendizagem Entre Pares
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "Relação Métrica em Triângulos Retângulos" e explique a importância desse conceito para a Matemática e outras áreas do conhecimento. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas ou trios para a realização da atividade. Preferível que os alunos sejam divididos em duplas complementares, com alunos com facilidade e dificuldade para que se ajudem.Etapa 2 - Desenhando o conceito
Peça para que cada dupla, em uma folha sulfite, construa um desenho que represente as relações métricas, de forma que cada relação seja explicada no desenho, além de trazer também a ideia do teorema de pitágoras, também em desenho e com detalhes do conceito.Peça para que os alunos utilizem canetas coloridas, lápis de cor para detalhar as relações.
Etapa 3 - Acompanhando a Atividade
Incentive os alunos circulando pela sala durante a atividade e tirando possíveis dúvidas de como construir a atividade.Etapa 4 - Trocas de duplas
Troque um aluno de cada dupla, tente com que essa mudança seja com a dupla do lado ou detrás para ser algo rápido, para que novamente em dupla discutam sobre a construção da atividade e revejam pontos de diferença e semelhança nas ideias.Etapa 5 - Discussão sobre resultados
Faça um roda de discussão para alguns alunos falarem sobre sua atividade e como foi a discussão após troca de dupla.Etapa 6 - Exercícios
O professor irá distribuir exercícios sobre o tema para os alunos resolverem individualmente ou com as mesmas duplas.Etapa 7 - Correção
O professor irá corrigir os exercícios em conjunto com os alunos, explicando as soluções e tirando dúvidas. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.Etapa 8 - Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelo professor, levando em consideração a participação nas atividades, a qualidade da atividade e dos exercícios resolvidos, bem como o entendimento do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos."
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre o tema e sua aplicação prática.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Qualidade da atividade e dos exercícios resolvidos.
- Entendimento do tema e capacidade de aplicá-lo em situações práticas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Mediar as discussões em dupla.
- Corrigir os exercícios e explicar as soluções.
Ações do aluno
- Criar a atividade em dupla.
- Participar das discussões em sala.
- Resolver os exercícios individualmente ou em duplas.