Aula sobre Relacao Metrica Em Triangulos Retangulos
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A relação métrica em triângulos retângulos é um tema importante da Matemática, pois permite calcular medidas desconhecidas de um triângulo retângulo a partir de medidas conhecidas. Além disso, é fundamental para a compreensão do Teorema de Pitágoras, que é um dos principais teoremas da Matemática.
Exemplos práticos:
- Calcular a altura de um prédio a partir da medida da sombra que ele projeta no chão e do ângulo de elevação do sol.
- Calcular a distância entre dois pontos inacessíveis a partir da medida da altura de um objeto e do ângulo de elevação do olhar.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e seus objetivos, explicando a importância da relação métrica em triângulos retângulos e do Teorema de Pitágoras.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso em que os alunos devem calcular medidas desconhecidas de um triângulo retângulo a partir de medidas conhecidas. Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver o problema. Grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 3 - Criação do template de infográfico
Peça para que os alunos criem um modelo de infográfico contendo espaços a serem preenchidas com informações sobre a relação métrica em triângulos retângulos e o Teorema de Pitágoras. O professor pode fornecer um modelo para orientar os alunos.Etapa 4 - Preenchimento do modelo de infográfico
Os alunos preenchem o modelo de infográfico com as informações construídas durante o estudo de caso e a pesquisa realizada.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Os grupos apresentam seus infográficos para a turma, explicando as informações preenchidas e tirando dúvidas dos colegas.Etapa 6 - Resolução de exercícios
Distribua exercícios para os alunos resolverem individualmente ou em duplas, aplicando a relação métrica em triângulos retângulos e o Teorema de Pitágoras.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo as dificuldades encontradas durante a resolução dos exercícios e tiram dúvidas com o professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de apresentação em público.
- Organizar as informações de forma clara e objetiva.
- Consolidar o conhecimento sobre a relação métrica em triângulos retângulos e o Teorema de Pitágoras.
- Identificar situações práticas em que a relação métrica em triângulos retângulos é aplicada
- Trabalhar em grupo para resolver problemas.
Critérios de avaliação
- Compreensão da relação métrica em triângulos retângulos e do Teorema de Pitágoras.
- Organização e clareza do infográfico.
- Participação na apresentação.
- Resolução correta dos exercícios.
- Uso adequado da relação métrica em triângulos retângulos e do Teorema de Pitágoras.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Orientar o estudo de caso.
- Fornecer modelo para o modelo de infográfico.
- Distribuir exercícios.
- Tirar dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para resolver o estudo de caso.
- Criar e preencher o modelo de infográfico.
- Apresentar o infográfico para a turma.
- Resolver os exercícios.
- Discutir em grupo as dificuldades encontradas.