Aula sobre Relacao Metrica Em Triangulos Retangulos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A relação métrica em triângulos retângulos é um tema importante da Matemática, pois permite calcular medidas desconhecidas de um triângulo retângulo a partir de medidas conhecidas. Além disso, é fundamental para a compreensão do Teorema de Pitágoras, que é um dos principais teoremas da Matemática.

Exemplos práticos:

- Calcular a altura de um prédio a partir da medida da sombra que ele projeta no chão e do ângulo de elevação do sol.

- Calcular a distância entre dois pontos inacessíveis a partir da medida da altura de um objeto e do ângulo de elevação do olhar.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus objetivos, explicando a importância da relação métrica em triângulos retângulos e do Teorema de Pitágoras.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso em que os alunos devem calcular medidas desconhecidas de um triângulo retângulo a partir de medidas conhecidas. Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver o problema. Grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Peça para que os alunos criem um modelo de infográfico contendo espaços a serem preenchidas com informações sobre a relação métrica em triângulos retângulos e o Teorema de Pitágoras. O professor pode fornecer um modelo para orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do modelo de infográfico

    Os alunos preenchem o modelo de infográfico com as informações construídas durante o estudo de caso e a pesquisa realizada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos apresentam seus infográficos para a turma, explicando as informações preenchidas e tirando dúvidas dos colegas.

  6. Etapa 6 - Resolução de exercícios

    Distribua exercícios para os alunos resolverem individualmente ou em duplas, aplicando a relação métrica em triângulos retângulos e o Teorema de Pitágoras.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo as dificuldades encontradas durante a resolução dos exercícios e tiram dúvidas com o professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de apresentação em público.
  • Organizar as informações de forma clara e objetiva.
  • Consolidar o conhecimento sobre a relação métrica em triângulos retângulos e o Teorema de Pitágoras.
  • Identificar situações práticas em que a relação métrica em triângulos retângulos é aplicada
  • Trabalhar em grupo para resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Compreensão da relação métrica em triângulos retângulos e do Teorema de Pitágoras.
  • Organização e clareza do infográfico.
  • Participação na apresentação.
  • Resolução correta dos exercícios.
  • Uso adequado da relação métrica em triângulos retângulos e do Teorema de Pitágoras.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Orientar o estudo de caso.
  • Fornecer modelo para o modelo de infográfico.
  • Distribuir exercícios.
  • Tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para resolver o estudo de caso.
  • Criar e preencher o modelo de infográfico.
  • Apresentar o infográfico para a turma.
  • Resolver os exercícios.
  • Discutir em grupo as dificuldades encontradas.