Aula sobre Relacao Metrica Em Triangulos Retangulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A relação métrica em triângulos retângulos é um tema importante da Matemática, que permite calcular medidas desconhecidas de um triângulo retângulo utilizando as medidas conhecidas de outros lados. O teorema de Pitágoras é um exemplo de relação métrica em triângulos retângulos, que estabelece que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Exemplos práticos:

- Calcular a altura de um prédio utilizando a sombra projetada no chão e a altura do sol;

- Calcular a distância entre dois pontos inacessíveis utilizando um teodolito e a medida de um ângulo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando a importância da relação métrica em triângulos retângulos e o teorema de Pitágoras. Em seguida, divida a turma em grupos e apresente o jogo de tabuleiro que os alunos irão criar.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo criará um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organização.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os alunos, em grupo, criam o tabuleiro do jogo, incluindo as casas, as perguntas e as ações dos cards. Importante entender sobre tempo de para a entrega. Interessante ter pequenas entregas ao longo desse prazo para que se acompanhe a evolução e ajude no desenvolvimento.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Os alunos, em grupo, criam os cards de perguntas e ações do jogo, com base no tema da aula.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os alunos testam o jogo criado pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Ajustes no jogo

    Os alunos, em grupo, fazem ajustes no jogo com base no teste realizado.

  7. Etapa 7 - Apresentação do jogo

    Os grupos apresentam o jogo criado para a turma, aplicando as relações métricas em triângulos retângulos durante o jogo.

  8. Etapa 8 - Jogo em grupo

    Os alunos jogarão em grupo, testando os jogos criados pelos colegas.

  9. Etapa 9 - Avaliação

    O professor avaliará o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fazer ajustes e melhorias.
  • Desenvolver a habilidade de calcular medidas desconhecidas em triângulos retângulos;
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na atividade;
  • Qualidade dos ajustes realizados.
  • Qualidade do jogo criado.
  • Qualidade da apresentação;
  • Habilidade dos alunos em aplicar as relações métricas em triângulos retângulos durante o jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Dividir a turma em grupos;
  • Esclarecer dúvidas e dar sugestões.

Ações do aluno

  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Aplicar as relações métricas em triângulos retângulos durante o jogo.
  • Criar o tabuleiro do jogo em grupo e definir as regras do jogo em grupo
  • Desenvolver a habilidade de criar perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.
  • Aplicar as relações métricas em triângulos retângulos durante o jogo.