Aula sobre Relacao Metrica Em Triangulos Retangulos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
- Calcular a altura de um prédio utilizando a sombra projetada por ele e a sombra de um objeto de altura conhecida.
- Calcular a distância entre dois pontos inacessíveis utilizando um teodolito e a medida de um ângulo formado por esses pontos e um terceiro ponto de referência.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus objetivos, contextualizando-o com exemplos práticos. Os alunos são convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida a turma em grupos em quantidade iguais e direcione os grupos para as estações construídas.Etapa 3 - Divisão das estações
Divida as estações nos subtópicos seguintes e explique para todos o qual a atividade de cada estação. Se achar interessante, traga placas em folha sulfites para identificar cada estação e seus objetivosSubtópicos: Teorema de Pitágoras, Relações métricas nos triângulos retângulos e Semelhança de triângulos.
É possível trazer textos, vídeos, exercícios resolvidos, a resolver nas diferentes estações. E construir duas estações para cada tema trazendo teoria em uma e prática na outra.
Etapa 4 - Execução da atividade
Acompanhe a atividade mediando dúvidas e o tempo de cada estação. Ande pelos grupos ouvindo sua discussão e acompanhando as dinâmicas de participação.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo as soluções dos problemas, compartilhando suas estratégias e aprendizados.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 7 - Socialização dos resultados
Os alunos socializam os resultados da Dinâmica dos 3 Qs, compartilhando suas avaliações e feedbacks com o grupo.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma síntese do tema e dos objetivos da aula, destacando os aprendizados e as habilidades desenvolvidas pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de aplicar as relações métricas em diferentes situações.
- Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
- Proporcionar diferentes abordagens do tema.
Critérios de avaliação
- Habilidade de aplicar as relações métricas em diferentes situações.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Reflexão sobre o processo de aprendizagem.
- Participação dos alunos nas atividades.
Ações do professor
- Organizar as estações e as atividades.
- Orientar os alunos nas atividades.
- Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem
Ações do aluno
- Aplicar as relações métricas em diferentes situações.
- Compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.
- Participar das atividades em grupo.
- Colaborar e trocar conhecimentos com os colegas.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.