Aula sobre Relacionando Paragrafos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Relacionando parágrafos é uma habilidade importante para os alunos terem melhor compreensão do texto. Ao entender como as partes de um texto estão conectadas, eles podem criar um sentido global do que estão lendo. Essa habilidade é fundamental para várias áreas, como a escrita de ensaios e a compreensão de informações em textos complexos. Nesta atividade, os alunos vão aprender a relacionar parágrafos usando a gamificação, criando um jogo com perguntas e afirmações.

  1. Etapa 1 - Introdução do tema

    Comece apresentando a importância de relacionar os parágrafos de um texto para construir seu sentido global. Em seguida, explique que os estudantes vão construir um jogo com perguntas e afirmações que vai ajudá-los a exercitar essa habilidade.

  2. Etapa 2 - Exemplos de perguntas e afirmações

    Dê exemplos de perguntas e afirmações que podem ser usadas no jogo. Alguns exemplos são:

    \- Qual é a ideia principal deste parágrafo?

    \- Qual é a relação entre este parágrafo e o anterior?

    \- O que o autor está tentando dizer neste parágrafo?


  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Os estudantes devem ser divididos em grupos de quatro ou cinco e cada grupo recebe oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmação.

  4. Etapa 4 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo deve criar suas próprias perguntas e afirmações sobre um texto ou tema que você tenha escolhido previamente. Este texto pode ser curto, com cerca de cinco a seis parágrafos. Esteja disponível para ajudar os alunos a criar suas perguntas e afirmações, conforme necessário.

  5. Etapa 5 - Troca de jogos entre os grupos

    Os grupos devem trocar seus jogos com outros grupos. Cada grupo deve jogar com o jogo criado por outro grupo para testar suas habilidades em relacionar parágrafos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir em grupo sobre as perguntas mais difíceis e como consegue responder corretamente usando a habilidade de relacionar parágrafos.

  7. Etapa 7 - Discussão em sala de aula

    A turma toda deve discutir as perguntas e afirmações mais difíceis. Você pode usar esta discussão como momento para reforçar conceitos e esclarecer dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar parágrafos para melhor compreensão do texto;
  • Trabalhar em grupo para promover a colaboração e a cooperação entre os alunos;
  • Incentivar a criatividade e a inovação na criação de jogos educativos.

Critérios de avaliação

  • A precisão e relevância das perguntas e afirmações criadas pelo grupo;
  • Profundidade da discussão em grupo sobre as perguntas mais difíceis;
  • Participação ativa e colaboração com a equipe e cumprimento da atividade.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar na criação das perguntas e afirmações;
  • Monitorar o trabalho em grupo, garantindo que todos os alunos estejam envolvidos;
  • Estimular o debate sobre as perguntas mais difíceis para melhorar a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar perguntas e afirmações;
  • Jogar com os jogos criados pelos outros grupos para testar suas habilidades em relacionar parágrafos;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e em sala de aula.