Aula sobre Relacionando Paragrafos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, os alunos vão aprender a "Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global." Essa habilidade é muito importante para a compreensão de textos mais complexos, pois envolve a organização das ideias apresentadas, criando um sentido lógico e coeso para o leitor. Esse tema pode ser aplicado em diversas áreas do cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, na leitura de notícias, artigos, livros e até mesmo em situações de comunicação oral, como apresentações e debates. A metodologia ativa rotação por estações será utilizada. A turma será dividida em 3 grupos que vão trabalhar em estações diferentes, cada estação abordando uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da atividade e explique a importância de se relacionar os parágrafos para a construção do sentido global do texto. Será mostrado alguns exemplos de textos que apresentam essa característica.Etapa 2 - Organização dos grupos
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os grupos vão se revezar nas estações, passando por cada atividade proposta.Etapa 3 - Estação 1 (Leitura e identificação dos parágrafos)
O primeiro grupo vai ler um texto curto e identificar os parágrafos presentes, destacando as informações principais de cada um deles.Etapa 4 - Estação 2 (Ordenação dos parágrafos)
O segundo grupo recebe um texto com os parágrafos desordenados e terá que organizá-los para construir um sentido lógico e coeso para o texto.Etapa 5 - Estação 3 (Produção de um texto)
O terceiro grupo deve produzir um texto curto e dividir em parágrafos, seguindo uma temática pré-estabelecida.Etapa 6 - Socialização das atividades
Cada grupo socializa as atividades realizadas, apresentando os resultados obtidos na atividade. Conduza uma discussão com a turma sobre as dificuldades encontradas, o que foi aprendido, e como essa habilidade pode ser aplicada na leitura e produção textual. Os alunos vão refletir sobre a importância de se relacionar os parágrafos na construção do sentido global do texto.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e ressaltando a importância do desenvolvimento dessa habilidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global."
- Estimular a leitura compreensiva e a produção textual coesa e coerente.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e o respeito às diferentes formas de pensar.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos parágrafos.
- Ordenação correta dos parágrafos.
- Coesão e coerência na produção textual.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
- Compreensão do conteúdo trabalhado.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia e os objetivos da aula.
- Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.
- Conduzir a discussão e reflexão sobre o tema.
- Dar feedbacks e avaliar o desenvolvimento dos alunos.
- Encerrar a aula de forma clara e objetiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
- Identificar corretamente os parágrafos presentes no texto.
- Ordenar os parágrafos para construir um sentido lógico e coeso para o texto.
- Produzir um texto coeso e coerente, com a correta utilização dos parágrafos.