Aula sobre Relacionando Paragrafos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos vão aprender a "Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global." Essa habilidade é muito importante para a compreensão de textos mais complexos, pois envolve a organização das ideias apresentadas, criando um sentido lógico e coeso para o leitor. Esse tema pode ser aplicado em diversas áreas do cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, na leitura de notícias, artigos, livros e até mesmo em situações de comunicação oral, como apresentações e debates. A metodologia ativa rotação por estações será utilizada. A turma será dividida em 3 grupos que vão trabalhar em estações diferentes, cada estação abordando uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e explique a importância de se relacionar os parágrafos para a construção do sentido global do texto. Será mostrado alguns exemplos de textos que apresentam essa característica.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os grupos vão se revezar nas estações, passando por cada atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Estação 1 (Leitura e identificação dos parágrafos)

    O primeiro grupo vai ler um texto curto e identificar os parágrafos presentes, destacando as informações principais de cada um deles.

  4. Etapa 4 - Estação 2 (Ordenação dos parágrafos)

    O segundo grupo recebe um texto com os parágrafos desordenados e terá que organizá-los para construir um sentido lógico e coeso para o texto.

  5. Etapa 5 - Estação 3 (Produção de um texto)

    O terceiro grupo deve produzir um texto curto e dividir em parágrafos, seguindo uma temática pré-estabelecida.

  6. Etapa 6 - Socialização das atividades

    Cada grupo socializa as atividades realizadas, apresentando os resultados obtidos na atividade. Conduza uma discussão com a turma sobre as dificuldades encontradas, o que foi aprendido, e como essa habilidade pode ser aplicada na leitura e produção textual. Os alunos vão refletir sobre a importância de se relacionar os parágrafos na construção do sentido global do texto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e ressaltando a importância do desenvolvimento dessa habilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global."
  • Estimular a leitura compreensiva e a produção textual coesa e coerente.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e o respeito às diferentes formas de pensar.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos parágrafos.
  • Ordenação correta dos parágrafos.
  • Coesão e coerência na produção textual.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.
  • Compreensão do conteúdo trabalhado.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia e os objetivos da aula.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades.
  • Conduzir a discussão e reflexão sobre o tema.
  • Dar feedbacks e avaliar o desenvolvimento dos alunos.
  • Encerrar a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Identificar corretamente os parágrafos presentes no texto.
  • Ordenar os parágrafos para construir um sentido lógico e coeso para o texto.
  • Produzir um texto coeso e coerente, com a correta utilização dos parágrafos.