Aula sobre Relacoes De Sequencia

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Esta atividade irá trabalhar com relações de sequência e causalidade, utilizando o passado simples e o passado contínuo. Essas estruturas são muito importantes para expressar quando um evento ocorreu em relação a outro, bem como a causa e o efeito entre eles.

Por exemplo, podemos usar o passado simples para contar uma história e mostrar a sequência dos eventos: "I woke up early, got dressed, and went to school". Já o passado contínuo pode descrever o contexto em que as ações ocorreram: "I was getting dressed when the phone rang".

Será utilizada a metodologia a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos avaliarão o desempenho dos colegas durante a apresentação dos trabalhos. Com isso, eles poderão desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e autoavaliação.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie criando um clima descontraído, recepcionando os alunos e apresentando o tema da aula. Você pode exibir fotos, vídeos ou histórias curtas que ilustrem o uso do passado simples e do passado contínuo para expressar sequência e causalidade em situações cotidianas.

  2. Etapa 2 - Explanação do tema

    Após a introdução, explique o conteúdo que será trabalhado, apresentando exemplos mais complexos e exercícios de fixação, conforme o nível dos alunos.

  3. Etapa 3 - Organização dos grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, que receberão a tarefa de produzir um texto em inglês sobre um tema específico, utilizando o passado simples e o passado contínuo, assim como conectores de sequência em inglês. Os temas podem ser escolhidos pelos próprios alunos ou sugeridos pelo professor.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Durante essa etapa, os alunos terão tempo para conversar em grupo, trocar ideias e produzir o texto em inglês. Circule pela sala, auxiliando e orientando os alunos.

  5. Etapa 5 - Elaboração do template de avaliação

    Cada grupo receberá um template de avaliação para preencher durante a apresentação das produções de outros grupos. Nele, devem constar os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos e avaliação entre pares

    Cada grupo apresentará o seu texto em inglês para a turma. Os demais grupos avaliarão o desempenho do apresentador conforme o template de avaliação recebido. Ao final da apresentação, faça um feedback geral e os alunos deverão discutir em grupo como podem melhorar para as próximas apresentações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre retomando os principais aspectos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem praticando o uso do passado simples e do passado contínuo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês
  • Melhorar a compreensão da gramática na prática
  • Estimular o trabalho em equipe e a autoavaliação

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Escolher exemplos práticos e didáticos sobre o tema
  • Dividir a turma em grupos
  • Circular pela sala para auxiliar e orientar os alunos
  • Proporcionar feedback e encorajamento aos alunos
  • Fornecer critérios de avaliação claros e objetivos

Ações do aluno

  • Produzir um texto em inglês sobre um tema específico
  • Trabalhar em grupo para definir os critérios de avaliação
  • Avaliar a apresentação dos colegas de acordo com o template recebido
  • Discutir em grupo como podem melhorar para as próximas apresentações
  • Participar ativamente durante toda a aula.