Aula sobre Relacoes De Sequencia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema desta atividade é "Relações de sequência", que envolve a utilização do passado simples e do passado contínuo para produzir textos orais e escritos em inglês mostrando relações de sequência e causalidade via conectores referentes ao tema tais como "because" (causalidade), "after, that" e "then" (sequência). Essa habilidade é fundamental para a comunicação em inglês, pois ajuda a construir narrativas, contar histórias e apresentar ideias de forma clara e organizada. Para trabalhar esse tema de forma mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, por meio da qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique aos alunos o que são relações de sequência e como elas podem ser utilizadas na comunicação em inglês. Em seguida, apresente exemplos práticos, como uma receita culinária ou uma história simples, onde o uso dos conectores de sequência seja evidente.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre uma situação cotidiana em que o uso das relações de sequência seja importante, como uma ida ao supermercado ou uma viagem de ônibus. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação dos conectores

    Com base no mapa de empatia, os alunos devem identificar quais conectores de sequência são mais utilizados e quais são os mais adequados para cada situação.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Os alunos devem praticar o uso dos conectores de sequência em exercícios de escrita e fala, com base nas situações cotidianas apresentadas no mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos devem produzir um texto oral ou escrito sobre uma situação cotidiana, utilizando os conectores de sequência em inglês de forma adequada e criativa.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos devem socializar suas produções em pequenos grupos ou em plenário, recebendo feedbacks construtivos dos colegas e do professor.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre destacando os pontos principais trabalhados e incentivando os alunos a praticar o uso dos conectores de sequência em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês por meio do uso adequado dos conectores de sequência.
  • Trabalho colaborativo entre os alunos na criação do mapa de empatia e na produção de textos orais e escritos.
  • Estímulo à criatividade e à expressão oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Identificação adequada dos conectores de sequência em situações cotidianas no mapa de empatia.
  • Uso correto dos conectores de sequência na produção de textos orais e escritos.
  • Participação ativa nas atividades individuais e em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos alunos na criação do mapa de empatia e na produção de textos.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante as atividades práticas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do mapa de empatia.
  • Utilizar adequadamente os conectores de sequência na produção de textos orais e escritos.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.