Aula sobre Relacoes De Sequencia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Contextualize o tema, explicando a importância de utilizar conectores para mostrar relações de sequência e causalidade. Você pode utilizar exemplos práticos para exemplificar o uso de conectores em situações cotidianas.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - BecauseNessa estação, os alunos irão trabalhar com o conector "because". Disponibilize frases incompletas que os alunos deverão completá-las utilizando o conector “because” com um complemento.
Estação 2 - After/ that
Nessa estação, os alunos irão trabalhar com os conectores "after" e "that". Disponibilize um texto com lacunas e os alunos deverão completá-lo utilizando os conectores corretos, mostrando a sequência dos acontecimentos no texto.
Estação 3 \- Then
Nessa estação, os alunos irão trabalhar com o conector "then". Apresente uma lista de ações simples, como preparar o café da manhã. Os alunos deverão criar uma história utilizando as ações e o conector "then", mostrando a sequência das ações.
Etapa 4 - Roda de discussão
Os alunos irão se reunir em uma roda de discussão para compartilhar com a turma o que aprenderam em cada estação. Conduza a discussão, incentivando a participação de todos e esclarecendo dúvidas.Etapa 5 - Produção textual
Os alunos deverão produzir um texto curto utilizando os conectores trabalhados nas estações, mostrando relações de sequência e causalidade.Etapa 6 - Encerramento
Dê um feedback sobre a atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando o uso de conectores em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores para mostrar relações de sequência e causalidade.
- Proporcionar uma prática mais dinâmica, participativa e lúdica.
- Estimular a produção textual dos alunos.
- Fomentar a discussão e o compartilhamento de informações na turma.
- Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos na realização das atividades propostas.
Critérios de avaliação
- Uso adequado dos conectores propostos na produção textual.
- Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.
- Clareza e coerência na produção textual.
- Capacidade de identificar e utilizar conectores em situações cotidianas.
- Demonstração de conhecimento sobre a importância dos conectores no discurso em inglês.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula.
- Explorar exemplos práticos para exemplificar o uso de conectores em situações cotidianas.
- Disponibilizar feedback sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados.
- Conduzir a discussão na roda de discussão.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Completar frases utilizando os conectores corretos.
- Completar um texto utilizando os conectores "after" e "that".
- Criar uma história utilizando as ações e o conector "then".
- Produzir um texto curto utilizando os conectores trabalhados nas estações.
- Participar ativamente da roda de discussão, compartilhando o que aprendeu nas estações e esclarecendo dúvidas.