Aula sobre Relacoes De Sequencia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A habilidade de utilizar o passado simples e contínuo para mostrar relações de sequência e causalidade é muito importante na comunicação em inglês. Pensando nisso, nesta atividade os alunos irão trabalhar com conectores que indicam essas relações, como "because", "after", "that" e "then". A metodologia utilizada será a Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Com essa metodologia, os alunos terão a oportunidade de trabalhar de forma mais dinâmica, participativa e lúdica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema, explicando a importância de utilizar conectores para mostrar relações de sequência e causalidade. Você pode utilizar exemplos práticos para exemplificar o uso de conectores em situações cotidianas.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Because

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar com o conector "because". Disponibilize frases incompletas que os alunos deverão completá-las utilizando o conector “because” com um complemento.

    Estação 2 - After/ that

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar com os conectores "after" e "that". Disponibilize um texto com lacunas e os alunos deverão completá-lo utilizando os conectores corretos, mostrando a sequência dos acontecimentos no texto.

    Estação 3 \- Then

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar com o conector "then". Apresente uma lista de ações simples, como preparar o café da manhã. Os alunos deverão criar uma história utilizando as ações e o conector "then", mostrando a sequência das ações.


  4. Etapa 4 - Roda de discussão

    Os alunos irão se reunir em uma roda de discussão para compartilhar com a turma o que aprenderam em cada estação. Conduza a discussão, incentivando a participação de todos e esclarecendo dúvidas.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Os alunos deverão produzir um texto curto utilizando os conectores trabalhados nas estações, mostrando relações de sequência e causalidade.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Dê um feedback sobre a atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando o uso de conectores em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores para mostrar relações de sequência e causalidade.
  • Proporcionar uma prática mais dinâmica, participativa e lúdica.
  • Estimular a produção textual dos alunos.
  • Fomentar a discussão e o compartilhamento de informações na turma.
  • Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos na realização das atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado dos conectores propostos na produção textual.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.
  • Clareza e coerência na produção textual.
  • Capacidade de identificar e utilizar conectores em situações cotidianas.
  • Demonstração de conhecimento sobre a importância dos conectores no discurso em inglês.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula.
  • Explorar exemplos práticos para exemplificar o uso de conectores em situações cotidianas.
  • Disponibilizar feedback sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados.
  • Conduzir a discussão na roda de discussão.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Completar frases utilizando os conectores corretos.
  • Completar um texto utilizando os conectores "after" e "that".
  • Criar uma história utilizando as ações e o conector "then".
  • Produzir um texto curto utilizando os conectores trabalhados nas estações.
  • Participar ativamente da roda de discussão, compartilhando o que aprendeu nas estações e esclarecendo dúvidas.