Aula sobre Relacoes De Sequencia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esta atividade irá trabalhar com as relações de sequência utilizando o passado simples e o passado contínuo em inglês. Essa é uma habilidade importante para a produção de textos orais e escritos, que mostra conexões entre frases e ideias. As relações de sequência e causalidade são muito comuns no nosso dia-a-dia, por exemplo, quando contamos uma história, descrevemos um acontecimento ou relatamos uma experiência. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, onde os alunos criarão um mapa conceitual em duas etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece perguntando aos estudantes o que eles sabem sobre relações de sequência em inglês. Em seguida, discuta as respostas com a turma e introduza o conceito de conectores referentes ao tema tais como “because” (causalidade), “after, that” e “then” (sequência), mostrando exemplos de como eles podem ser usados em uma frase.

  2. Etapa 2 - Atividade em casa

    Peça aos alunos que assistam um vídeo em casa sobre relações de sequência com passado simples e contínuo em inglês. Compartilhe um vídeo com a turma, a partir do qual os estudantes devem anotar o que acharam mais importante e interessante e que tipo de perguntas eles têm sobre o vídeo.

  3. Etapa 3 - Retomada

    Novamente em sala de aula, indague os estudantes sobre o que foi observado no vídeo e quais perguntas eles têm. Utilize a técnica de mapa conceitual para mostrar os principais pontos levantados pelos alunos e para introduzir a atividade.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    Divida os alunos em grupos de 4-5 pessoas para criarem um mapa conceitual sobre relações de sequência com passado simples e contínuo em inglês. Eles devem discutir e criar uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos, esclareça dúvidas e estimule a colaboração entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seus mapas conceituais para a turma e comenta sobre as ideias e conectores que escolheram. Estimule perguntas e sugestões dos demais alunos para estimular a participação de todos e a troca de ideias.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Faça uma revisão dos conectores utilizados pelos grupos e apresente algumas frases que mostram relações de sequência utilizadas no cotidiano. Comente sobre a importância de praticar essas relações para produzir textos coerentes e claros em inglês.

  7. Etapa 7 - Atividade escrita

    Para finalizar, proponha uma atividade escrita na qual os alunos devem escrever um texto curto sobre uma experiência pessoal que tenham vivenciado, utilizando os novos conectores e relações de sequência aprendidos. Os textos podem ser compartilhados com a turma no próximo encontro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em uma atividade em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos sobre temas específicos.
  • Incentivar o uso de tecnologias na aprendizagem para acesso a material de apoio.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão e criação dos mapas conceituais.
  • Qualidade e clareza dos mapas conceituais produzidos pelos grupos de alunos.
  • Utilização correta dos conectores de sequência e causalidade na produção de textos escritos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na atividade em grupo.
  • Propor atividades criativas e desafiadoras segundo o nível de conhecimento da turma.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre relações de sequência e anotar as informações relevantes.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias em grupos.
  • Participar da apresentação dos mapas conceituais para a turma.
  • Escrever um texto curto seguindo os conectores de sequência e causalidade aprendidos na aula.