Aula sobre Relacoes De Trabalho E De Exploracao Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O tema "Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa" é de extrema importância para entendermos a formação da sociedade brasileira. A escravidão, a exploração de recursos naturais e a concentração de poder nas mãos de poucos foram características marcantes desse período. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de analisar diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema “Relações de trabalho e de exploração na América portugues” e explique a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Depois divida os estudantes em 4 a 5 grupos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize um texto base para que os estudantes consigam se aprofundar no tema. Além disso, peça que eles elaborem um mapa conceitual como uma forma de sintetizarem os aprendizados

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Após compreenderem mais profundamente o tema, cada grupo deverá definir um problema relacionado ao tema e registrá-lo no diário de bordo. É interessante que os estudantes pensem em problemas relacionados às próprias dúvidas.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. As alternativas deverão ser registradas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e justificar sua escolha. A solução deverá ser registrada no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma discutirá em grupo as diferentes soluções apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de documentos históricos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e justificativa de escolhas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das alternativas geradas e da solução escolhida.
  • Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • Orientar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar o problema definido.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.