Aula sobre Relacoes De Trabalho E De Exploracao Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema “Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa” é de grande importância para entendermos como se deu a formação da sociedade brasileira. A escravidão, a exploração de recursos naturais e a concentração de poder nas mãos de poucos foram características marcantes desse período. Para tornar a aula mais envolvente, é possível trazer exemplos atuais de exploração e desigualdade social, como a exploração de trabalhadores em fábricas ou a concentração de renda nas mãos de poucos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do assunto para a formação da sociedade brasileira. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado ao tema principal, como a escravidão, a exploração de recursos naturais ou a concentração de poder. Os alunos deverão buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Análise e mapeamento

    Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá analisar as informações coletadas e criar um mapa conceitual ou uma linha do tempo que represente as relações de trabalho e exploração na América portuguesa. O mapa ou a linha do tempo deve abordar aspectos como os principais eventos históricos, os grupos envolvidos e as consequências sociais e econômicas.

  4. Etapa 4 - Elaboração do projeto

    Os grupos terão a oportunidade de escolher um projeto para explorar as relações de trabalho e exploração na América portuguesa. O projeto escolhido deve ser complexo, mas viável de ser desenvolvido em sala de aula. Exemplos de projetos podem ser: produção de um vídeo documentário, criação de um jornal histórico ou uma exposição virtual. Para fazer uma escolha assertiva, disponibilize uma caixa de dúvidas sobre o tema, na qual os grupos poderão selecionar uma ou mais dúvidas e transformá-las em um projeto. Isso incentivará a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo apresentará seu projeto à turma, compartilhando os resultados de suas pesquisas e as soluções encontradas. Os demais grupos terão a oportunidade de fazer perguntas e fornecer feedback sobre os projetos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos participarão de uma discussão em grupo sobre os projetos, destacando os aspectos interessantes, as aprendizagens adquiridas e possíveis melhorias para futuras pesquisas e projetos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, ressaltando a importância da compreensão das relações de trabalho e exploração na América portuguesa para a formação da sociedade brasileira e a relevância do trabalho realizado pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância das relações de trabalho e exploração na América portuguesa para a formação da sociedade brasileira.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações históricas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre a desigualdade social e a exploração presente na sociedade atual.
  • Promover a criatividade e a autonomia dos alunos na elaboração e apresentação de projetos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto.
  • Qualidade e relevância das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência e organização na elaboração do mapa conceitual ou linha do tempo.
  • Complexidade e viabilidade do projeto escolhido, considerando os recursos disponíveis em sala de aula.
  • Capacidade de apresentar os resultados do projeto de forma clara, coesa e envolvente.

Ações do professor

  • Orientar na escolha e delimitação dos subtemas para pesquisa.
  • Indicar fontes confiáveis e auxiliar na busca por materiais relevantes.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos, oferecendo suporte e orientações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas apresentações, com perguntas e feedback construtivo.
  • Promover a discussão em grupo, incentivando o compartilhamento de aprendizagens, identificação de pontos positivos e sugestões de melhorias.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas aprofundadas e criteriosas sobre o subtema designado.
  • Trabalhar em equipe, colaborando ativamente para o sucesso do projeto.
  • Analisar as informações coletadas e organizar de forma clara e coerente.
  • Elaborar um projeto criativo e viável, considerando os recursos disponíveis.
  • Apresentar o projeto de forma clara, segura e envolvente, respondendo às perguntas e feedbacks dos colegas.