Aula sobre Relacoes De Trabalho E De Exploracao Na America Portuguesa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, será abordado o tema "Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa". Será analisado o funcionamento das relações de trabalho na época colonial, a exploração dos trabalhadores e o impacto disso na sociedade da época. A aula utilizará a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos criarão um template de avaliação por pares. Isso implica na responsabilidade deles em avaliar o trabalho dos colegas, promovendo a colaboração e a responsabilidade individual e coletiva. Para exemplificar o tema, será citada a exploração dos indígenas e dos escravos na época colonial e como isso afetou a economia e a sociedade brasileira até os dias de hoje.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a época colonial no Brasil. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um documento histórico sobre as relações de trabalho na época colonial.Etapa 3 - Leitura e discussão em grupo
Os alunos terão devem ler e discutir o documento em grupo. Eles deverão identificar as principais informações e conceitos apresentados no texto.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o trabalho dos colegas.Etapa 5 - - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo apresentará seu documento e seu template de avaliação por pares. Os outros grupos deverão avaliar o trabalho apresentado e preencher o template.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos do trabalho apresentado.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentivará os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em “Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.”
- Incentivar a colaboração e a responsabilidade individual e coletiva.
- Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a época colonial no Brasil.
- Dividir os alunos em grupos e distribuir os documentos históricos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Incentivar a participação e a colaboração dos alunos.
- Concluir a aula com uma reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Ler e discutir o documento histórico em grupo.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar o trabalho e avaliar o trabalho dos colegas.
- Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos do trabalho apresentado.
- Refletir sobre o que foi aprendido na aula.