Aula sobre Relacoes De Trabalho E De Exploracao Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, será abordado o tema "Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa". Será analisado o funcionamento das relações de trabalho na época colonial, a exploração dos trabalhadores e o impacto disso na sociedade da época. A aula utilizará a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, em que os alunos criarão um template de avaliação por pares. Isso implica na responsabilidade deles em avaliar o trabalho dos colegas, promovendo a colaboração e a responsabilidade individual e coletiva. Para exemplificar o tema, será citada a exploração dos indígenas e dos escravos na época colonial e como isso afetou a economia e a sociedade brasileira até os dias de hoje.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a época colonial no Brasil. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um documento histórico sobre as relações de trabalho na época colonial.

  3. Etapa 3 - Leitura e discussão em grupo

    Os alunos terão devem ler e discutir o documento em grupo. Eles deverão identificar as principais informações e conceitos apresentados no texto.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o trabalho dos colegas.

  5. Etapa 5 - - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresentará seu documento e seu template de avaliação por pares. Os outros grupos deverão avaliar o trabalho apresentado e preencher o template.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos do trabalho apresentado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e incentivará os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.”
  • Incentivar a colaboração e a responsabilidade individual e coletiva.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a época colonial no Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os documentos históricos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos.
  • Concluir a aula com uma reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o documento histórico em grupo.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o trabalho e avaliar o trabalho dos colegas.
  • Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos do trabalho apresentado.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.