Aula sobre Relacoes De Trabalho E De Exploracao Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa" é de extrema importância para entendermos a formação da sociedade brasileira. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes formas de trabalho e exploração que ocorreram durante o período colonial, como o trabalho escravo, o trabalho indígena e o trabalho livre. Para tornar a aula mais envolvente, você pode trazer exemplos atuais de exploração no mercado de trabalho, como a exploração de trabalhadores em condições precárias ou a exploração de mão de obra infantil. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, em que os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância de estudar as relações de trabalho e de exploração na América portuguesa. Os alunos irão fazer o Check-in no template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Trabalho escravo

    Apresente os diferentes tipos de trabalho escravo que ocorreram na América portuguesa, como o trabalho nas minas, nas lavouras e nas casas grandes. Os alunos irão pesquisar sobre um caso específico de trabalho escravo e irão preencher o campo correspondente no template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Trabalho indígena

    Apresente os diferentes tipos de trabalho indígena que ocorreram na América portuguesa, como o trabalho nas missões e nas lavouras. Os alunos irão pesquisar sobre um caso específico de trabalho indígena e irão preencher o campo correspondente no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Trabalho livre

    Apresente os diferentes tipos de trabalho livre que ocorreram na América portuguesa, como o trabalho nas cidades e nas lavouras. Os alunos irão pesquisar sobre um caso específico de trabalho livre e irão preencher o campo correspondente no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as diferentes formas de trabalho e exploração que ocorreram na América portuguesa e como elas se relacionam com o mercado de trabalho atual. Os alunos irão preencher o campo Check-out no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de estudar as relações de trabalho e de exploração na América portuguesa. Os alunos irão preencher o campo Check-out no template de registro de aprendizagem.

    Dica: Caso em sua escola tenha uma laboratório de informática, leve os estudantes ao local, para que eles pesquisem em sites confiáveis.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em analisar diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de estudar as relações de trabalho e de exploração na América portuguesa.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um caso específico de trabalho escravo, indígena ou livre.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Preencher o template de registro de aprendizagem com as informações pesquisadas.