Aula sobre Relacoes De Trabalho E De Exploracao Na America Portuguesa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa" é de extrema importância para entendermos como se deu a formação da sociedade brasileira. A exploração do trabalho escravo foi uma das principais bases da economia colonial, e é fundamental que os alunos compreendam como isso se deu e quais foram as consequências desse processo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de desenvolver diferentes atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação. Elas são independentes e complementares.Etapa 2 - Estação 1 - Trabalho escravo
Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes documentos históricos que retratam a exploração do trabalho escravo na América portuguesa. Eles deverão analisar esses documentos e responder a algumas questões propostas. Alguns exemplos de documentos que podem ser utilizados são: cartas de alforria, anúncios de compra e venda de escravos, relatos de viajantes, entre outros.Etapa 3 - Estação 2 - Relações de trabalho
Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes documentos históricos que retratam as relações de trabalho na América portuguesa. Eles deverão analisar esses documentos e responder a algumas questões propostas. Alguns exemplos de documentos que podem ser utilizados são: contratos de trabalho, relatos de trabalhadores, entre outros.Etapa 4 - Estação 3 - Consequências da exploração
Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes documentos históricos que retratam as consequências da exploração do trabalho escravo na América portuguesa. Eles deverão analisar esses documentos e responder a algumas questões. Alguns exemplos de documentos que podem ser utilizados são: relatos de fugas de escravos, revoltas de escravos, entre outros.Etapa 5 - Socialização
Ao final da atividade, os alunos retornarão para a sala de aula e cada grupo apresentará suas conclusões e análises sobre os documentos trabalhados. Medie um debate sobre as diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.Etapa 6 - Avaliação
Faça uma avaliação oral dos alunos, questionando-os sobre o que aprenderam durante a atividade.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce os principais pontos trabalhados. Converse sobre o desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
- Estimular a capacidade de análise crítica dos alunos sobre documentos históricos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de análise crítica dos documentos históricos.
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Compreensão dos principais conceitos trabalhados na aula.
Ações do professor
- Mediar o debate sobre as diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
- Orientar os alunos na análise dos documentos históricos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
Ações do aluno
- Analisar criticamente os documentos históricos.
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Apresentar suas conclusões e análises sobre os documentos trabalhados.