Aula sobre Relacoes De Trabalho E De Exploracao Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa" é de extrema importância para entendermos como se deu a formação da sociedade brasileira. A exploração do trabalho escravo foi uma das principais bases da economia colonial, e é fundamental que os alunos compreendam como isso se deu e quais foram as consequências desse processo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e terão a oportunidade de desenvolver diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação. Elas são independentes e complementares.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Trabalho escravo

    Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes documentos históricos que retratam a exploração do trabalho escravo na América portuguesa. Eles deverão analisar esses documentos e responder a algumas questões propostas. Alguns exemplos de documentos que podem ser utilizados são: cartas de alforria, anúncios de compra e venda de escravos, relatos de viajantes, entre outros.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Relações de trabalho

    Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes documentos históricos que retratam as relações de trabalho na América portuguesa. Eles deverão analisar esses documentos e responder a algumas questões propostas. Alguns exemplos de documentos que podem ser utilizados são: contratos de trabalho, relatos de trabalhadores, entre outros.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Consequências da exploração

    Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes documentos históricos que retratam as consequências da exploração do trabalho escravo na América portuguesa. Eles deverão analisar esses documentos e responder a algumas questões. Alguns exemplos de documentos que podem ser utilizados são: relatos de fugas de escravos, revoltas de escravos, entre outros.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final da atividade, os alunos retornarão para a sala de aula e cada grupo apresentará suas conclusões e análises sobre os documentos trabalhados. Medie um debate sobre as diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral dos alunos, questionando-os sobre o que aprenderam durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce os principais pontos trabalhados. Converse sobre o desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
  • Estimular a capacidade de análise crítica dos alunos sobre documentos históricos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise crítica dos documentos históricos.
  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Compreensão dos principais conceitos trabalhados na aula.

Ações do professor

  • Mediar o debate sobre as diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.
  • Orientar os alunos na análise dos documentos históricos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Analisar criticamente os documentos históricos.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Apresentar suas conclusões e análises sobre os documentos trabalhados.