Aula sobre Relacoes De Trabalho E De Exploracao Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, o tema "Relações de trabalho e de exploração na América portuguesa" será abordado. Será analisado o funcionamento das relações de trabalho na época colonial, a exploração dos escravos e a base econômica centrada na exploração de recursos naturais. Para isso, será adotada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "que bom", "que pena" e "que tal", que servirá como ferramenta de avaliação da atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a época colonial, explicando como funcionavam as relações de trabalho e de exploração na América portuguesa. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Em casa, os alunos deverão pesquisar sobre o tema em fontes confiáveis, como livros didáticos, sites de história e artigos acadêmicos. Disponibilize alguns materiais de pesquisa. Eles deverão anotar as informações mais importantes e interessantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos deverão se dividir em grupos e discutir as informações que encontraram. Eles deverão compartilhar suas anotações e debater sobre as diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com as informações mais relevantes e interessantes que encontraram durante a pesquisa e a discussão em grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Os alunos deverão explicar as informações que escolheram e justificar por que as consideram importantes.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando as informações mais importantes e tirando as dúvidas que ainda restarem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.”
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a época colonial.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs e as apresentações.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em fontes confiáveis.
  • Discutir as informações em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Participar da conclusão da aula.