Aula sobre Relacoes Metricas No Triangulo Retangulo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Inicie a aula citando que as relações métricas no triângulo retângulo são fundamentais para a compreensão de diversas áreas da Matemática e da Física. O teorema de Pitágoras, por exemplo, é um dos mais importantes e é utilizado em situações cotidianas, como no cálculo da distância entre dois pontos em um mapa. Nesta aula, os alunos serão desafiados a desenvolver suas habilidades em demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e explique a importância das relações métricas no triângulo retângulo. Os alunos irão discutir em grupos sobre situações em que essas relações podem ser aplicadas no cotidiano.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um _template_ de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Em seguida, irão discutir em grupos sobre como cada uma dessas etapas pode ser aplicada para demonstrar as relações métricas no triângulo retângulo.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo irá escolher uma das etapas do _template_ criado na etapa anterior e irá desenvolver uma atividade prática para apresentar à turma. As atividades devem ser criativas e envolver a resolução de problemas relacionados ao tema.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá apresentar sua atividade prática para a turma. Os alunos irão discutir em grupos sobre as atividades apresentadas e irão sugerir melhorias e ajustes.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão ajustar suas atividades conforme as sugestões dadas pelos colegas e irão apresentá-las novamente para a turma. Avalie as atividades e dar feedbacks aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, utilizando a semelhança de triângulos.
- Incentivar a criatividade e o trabalho em equipe.
- Estimular a resolução de problemas relacionados ao tema.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade das atividades desenvolvidas pelos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação das atividades para a turma.
- Habilidade dos alunos em demonstrar as relações métricas do triângulo retângulo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância das relações métricas no triângulo retângulo.
- Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
- Avaliar as atividades desenvolvidas pelos grupos e dar feedbacks aos alunos.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre situações em que as relações métricas no triângulo retângulo podem ser aplicadas.
- Criar um template de design sprint com 5 etapas.
- Desenvolver atividades práticas para apresentar à turma.
- Ajustar as atividades de acordo com as sugestões dos colegas.
- Apresentar as atividades para a turma.