Aula sobre Relacoes Metricas No Triangulo Retangulo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Inicie a aula citando que as relações métricas no triângulo retângulo são fundamentais para a compreensão de diversas áreas da Matemática e da Física. O teorema de Pitágoras, por exemplo, é um dos mais importantes e é utilizado em situações cotidianas, como no cálculo da distância entre dois pontos em um mapa. Nesta aula, os alunos serão desafiados a desenvolver suas habilidades em demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique a importância das relações métricas no triângulo retângulo. Os alunos irão discutir em grupos sobre situações em que essas relações podem ser aplicadas no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um _template_ de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Em seguida, irão discutir em grupos sobre como cada uma dessas etapas pode ser aplicada para demonstrar as relações métricas no triângulo retângulo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá escolher uma das etapas do _template_ criado na etapa anterior e irá desenvolver uma atividade prática para apresentar à turma. As atividades devem ser criativas e envolver a resolução de problemas relacionados ao tema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá apresentar sua atividade prática para a turma. Os alunos irão discutir em grupos sobre as atividades apresentadas e irão sugerir melhorias e ajustes.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão ajustar suas atividades conforme as sugestões dadas pelos colegas e irão apresentá-las novamente para a turma. Avalie as atividades e dar feedbacks aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, utilizando a semelhança de triângulos.
  • Incentivar a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Estimular a resolução de problemas relacionados ao tema.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade das atividades desenvolvidas pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das atividades para a turma.
  • Habilidade dos alunos em demonstrar as relações métricas do triângulo retângulo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das relações métricas no triângulo retângulo.
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos grupos e dar feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre situações em que as relações métricas no triângulo retângulo podem ser aplicadas.
  • Criar um template de design sprint com 5 etapas.
  • Desenvolver atividades práticas para apresentar à turma.
  • Ajustar as atividades de acordo com as sugestões dos colegas.
  • Apresentar as atividades para a turma.