Aula sobre Relacoes Metricas No Triangulo Retangulo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as relações métricas no triângulo retângulo são fundamentais para a resolução de problemas envolvendo medidas de distância, altura, largura, entre outras. Além disso, é importante destacar que o teorema de Pitágoras é uma das relações mais importantes e utilizadas na Matemática.

Exemplos práticos:

Para tornar o assunto mais interessante e didático, é possível utilizar exemplos práticos que os alunos possam se identificar. Por exemplo, calcular a altura de um prédio, a distância entre dois pontos em um mapa, ou a largura de um rio.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre relações métricas no triângulo retângulo. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que os alunos possam registrar suas dúvidas e aprendizados ao longo da aula. Peça para que escrevam no campo de check-in o que discutiram no inicio da aula sobre o inicio da matéria.

  3. Etapa 3 - Explicação das relações métricas

    Explique as principais relações métricas no triângulo retângulo, incluindo o teorema de Pitágoras. É importante utilizar exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Peça para que os alunos se dividam em grupos e forneça uma atividade para resolver, utilizando as relações métricas no triângulo retângulo. O objetivo é que os alunos possam aplicar o que foi aprendido e trabalhar em equipe.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Ao final da atividade em grupo, os alunos devem fazer um check-out, registrando o que aprenderam e quais foram as principais dificuldades encontradas.

  6. Etapa 6 - Correção da atividade

    Corrija a atividade em grupo e explique as respostas corretas. É importante destacar os acertos e os erros mais comuns, para que os alunos possam aprender com os próprios erros.

  7. Etapa 7 - Aprendizado individual

    Os alunos devem fazer uma atividade individual, utilizando as relações métricas no triângulo retângulo. O objetivo é que cada aluno possa aplicar o que foi aprendido e registrar suas dúvidas e aprendizados no template de registro de aprendizagem. Essa atividade será realizada em casa e trazida para próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, incluindo o teorema de Pitágoras.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em registrar suas dúvidas e aprendizados.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar as relações métricas no triângulo retângulo.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade em grupo.
  • Qualidade do registro de aprendizagem dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o assunto de forma clara e didática.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Corrigir as atividades e explicar as respostas corretas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Registrar suas dúvidas e aprendizados no template de registro de aprendizagem.