Aula sobre Relacoes Metricas No Triangulo Retangulo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O triângulo retângulo é um dos tipos mais importantes de triângulos na geometria. Ele possui um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90 graus. As relações métricas no triângulo retângulo são importantes para calcularmos medidas de lados e ângulos desse tipo de triângulo. O teorema de Pitágoras é uma das relações métricas mais conhecidas e utilizadas na Matemática.

Exemplos práticos:

- Calcular a altura de um prédio utilizando um teodolito e um bastão de medição.

- Calcular a distância entre dois pontos em um terreno utilizando um teodolito e um bastão de medição.

- Calcular a altura de uma árvore utilizando um bastão de medição e a sombra da árvore.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Apresente o tema e os objetivos da aula.

    \- Os alunos assistem a um vídeo explicativo sobre relações métricas no triângulo retângulo.


  2. Etapa 2 - Explicando “rotação por estações”

    \- Explique para a sala sobre a metodologia da aula baseada em rotação por estações. Que a cada momento o professor irá dar uma atividade em um determinado tempo o grupo fazer.

  3. Etapa 3 - Divisão de grupos

    \- Organize a sala em grupos de 3 alunos.

  4. Etapa 4 - Divisão das estações

    Estação 1: Teorema de Pitágoras (20 minutos)

    \- Cada grupo recebe uma atividade para calcular a hipotenusa ou um dos catetos de um triângulo retângulo utilizando o teorema de Pitágoras.

    \- Os alunos devem registrar suas respostas em um caderno.

    Estação 2: Semelhança de triângulos (20 minutos)

    \- Cada grupo recebe uma atividade para calcular a altura de um objeto utilizando a semelhança de triângulos.

    \- Os alunos devem registrar suas respostas em um caderno.

    Estação 3: Relações métricas (20 minutos)

    \- Cada grupo recebe uma atividade para calcular a medida de um dos lados de um triângulo retângulo utilizando as relações métricas.

    \- Os alunos devem registrar suas respostas em um caderno.


  5. Etapa 5 - Socialização

    \- Construa uma roda na sala

    \- Peça que cada grupo apresente suas respostas para a turma.

    \- Os alunos podem tirar dúvidas e fazer comentários sobre as atividades.


  6. Etapa 6 - Encerramento

    \- Faça uma síntese da aula e reforce os objetivos da atividade.

    \- Os alunos respondem a uma questão escrita sobre o tema da aula determina por você.


  7. Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs

    \- Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal e os alunos avaliam a atividade e preenchem o modelo. No fim, recolha os modelo para sua avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
  • Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de aplicar as relações métricas no triângulo retângulo.
  • Participação e cooperação nas atividades em grupo.
  • Qualidade das avaliações na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Organizar a sala em grupos.
  • Distribuir as atividades e os materiais necessários.
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Registrar as respostas e avaliações em um caderno.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.