Aula sobre Relacoes Metricas No Triangulo Retangulo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
- Calcular a altura de um prédio utilizando um teodolito e um bastão de medição.
- Calcular a distância entre dois pontos em um terreno utilizando um teodolito e um bastão de medição.
- Calcular a altura de uma árvore utilizando um bastão de medição e a sombra da árvore.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
\- Apresente o tema e os objetivos da aula.\- Os alunos assistem a um vídeo explicativo sobre relações métricas no triângulo retângulo.
Etapa 2 - Explicando “rotação por estações”
\- Explique para a sala sobre a metodologia da aula baseada em rotação por estações. Que a cada momento o professor irá dar uma atividade em um determinado tempo o grupo fazer.Etapa 3 - Divisão de grupos
\- Organize a sala em grupos de 3 alunos.Etapa 4 - Divisão das estações
Estação 1: Teorema de Pitágoras (20 minutos)\- Cada grupo recebe uma atividade para calcular a hipotenusa ou um dos catetos de um triângulo retângulo utilizando o teorema de Pitágoras.
\- Os alunos devem registrar suas respostas em um caderno.
Estação 2: Semelhança de triângulos (20 minutos)
\- Cada grupo recebe uma atividade para calcular a altura de um objeto utilizando a semelhança de triângulos.
\- Os alunos devem registrar suas respostas em um caderno.
Estação 3: Relações métricas (20 minutos)
\- Cada grupo recebe uma atividade para calcular a medida de um dos lados de um triângulo retângulo utilizando as relações métricas.
\- Os alunos devem registrar suas respostas em um caderno.
Etapa 5 - Socialização
\- Construa uma roda na sala\- Peça que cada grupo apresente suas respostas para a turma.
\- Os alunos podem tirar dúvidas e fazer comentários sobre as atividades.
Etapa 6 - Encerramento
\- Faça uma síntese da aula e reforce os objetivos da atividade.\- Os alunos respondem a uma questão escrita sobre o tema da aula determina por você.
Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs
\- Os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal e os alunos avaliam a atividade e preenchem o modelo. No fim, recolha os modelo para sua avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
- Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de aplicar as relações métricas no triângulo retângulo.
- Participação e cooperação nas atividades em grupo.
- Qualidade das avaliações na Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Organizar a sala em grupos.
- Distribuir as atividades e os materiais necessários.
- Orientar e tirar dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Registrar as respostas e avaliações em um caderno.
- Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.