Aula sobre Relacoes Metricas No Triangulo Retangulo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as relações métricas no triângulo retângulo são fundamentais para a resolução de problemas envolvendo medidas de distância, altura, largura, entre outras grandezas. Além disso, é importante destacar que o teorema de Pitágoras é uma das relações mais importantes e utilizadas na Matemática.

Exemplos práticos:

Para tornar a aula mais interessante e didática, é importante utilizar exemplos práticos que possam ser facilmente compreendidos pelos alunos. Por exemplo, pode-se utilizar a medida da diagonal de uma TV para exemplificar o teorema de Pitágoras, ou ainda, a altura de um prédio para exemplificar a relação entre a altura e a base do triângulo retângulo.


  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de apoio para os alunos, como um vídeo explicativo sobre as relações métricas no triângulo retângulo e o teorema de Pitágoras. Os [materiais da apr](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/5RgRHBYCcUihlxLqsx2Yxj?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495544517409&usg=AOvVaw0Zu8e-yVhjEUrsDMxIE2i1)[endizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/5RgRHBYCcUihlxLqsx2Yxj?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495544517841&usg=AOvVaw3NTp8rXjgGa25JL2v1Krvv) podem ser usados nessa aula.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos devem assistir ao vídeo enviado e realizar uma pesquisa sobre o assunto, buscando exemplos práticos e exercícios resolvidos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na aula seguinte, os alunos devem se reunir em grupos para discutir o assunto e trocar ideias sobre as relações métricas no triângulo retângulo.

  4. Etapa 4 - Exercícios em sala

    Proponha uma série de exercícios em sala de aula para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos. Eles podem ser realizados em grupo ou individualmente.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados dos exercícios e discutir as soluções encontradas em grupo.

  6. Etapa 6 - Modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e peça para que os alunos avalem a aula por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs .

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, incluindo o teorema de Pitágoras.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em exercícios práticos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de relações métricas no triângulo retângulo.
  • Habilidade em aplicar os conceitos aprendidos em exercícios práticos.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Preparar um material de apoio para os alunos.
  • Propor exercícios em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo preparado pelo professor e realizar uma pesquisa sobre o assunto.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Discutir o assunto em grupo e apresentar os resultados dos exercícios.