Aula sobre Relacoes Metricas No Triangulo Retangulo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as relações métricas no triângulo retângulo são fundamentais para a resolução de problemas envolvendo medidas de distância, altura, largura, entre outras grandezas. Além disso, é importante destacar que o teorema de Pitágoras é uma das relações mais importantes e utilizadas na Matemática.
Exemplos práticos:
Para tornar a aula mais interessante e didática, é importante utilizar exemplos práticos que possam ser facilmente compreendidos pelos alunos. Por exemplo, pode-se utilizar a medida da diagonal de uma TV para exemplificar o teorema de Pitágoras, ou ainda, a altura de um prédio para exemplificar a relação entre a altura e a base do triângulo retângulo.
Etapa 1 - Preparação
Prepare um material de apoio para os alunos, como um vídeo explicativo sobre as relações métricas no triângulo retângulo e o teorema de Pitágoras. Os [materiais da apr](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/5RgRHBYCcUihlxLqsx2Yxj?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495544517409&usg=AOvVaw0Zu8e-yVhjEUrsDMxIE2i1)[endizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/5RgRHBYCcUihlxLqsx2Yxj?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495544517841&usg=AOvVaw3NTp8rXjgGa25JL2v1Krvv) podem ser usados nessa aula.Etapa 2 - Estudo em casa
Os alunos devem assistir ao vídeo enviado e realizar uma pesquisa sobre o assunto, buscando exemplos práticos e exercícios resolvidos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Na aula seguinte, os alunos devem se reunir em grupos para discutir o assunto e trocar ideias sobre as relações métricas no triângulo retângulo.Etapa 4 - Exercícios em sala
Proponha uma série de exercícios em sala de aula para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos. Eles podem ser realizados em grupo ou individualmente.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Os alunos devem apresentar os resultados dos exercícios e discutir as soluções encontradas em grupo.Etapa 6 - Modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e peça para que os alunos avalem a aula por meio do modelo de Dinâmica dos 3 Qs .
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, incluindo o teorema de Pitágoras.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em exercícios práticos.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de relações métricas no triângulo retângulo.
- Habilidade em aplicar os conceitos aprendidos em exercícios práticos.
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Preparar um material de apoio para os alunos.
- Propor exercícios em sala de aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo preparado pelo professor e realizar uma pesquisa sobre o assunto.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Discutir o assunto em grupo e apresentar os resultados dos exercícios.