Aula sobre Relative Clauses

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As "Relative Clauses" ou "Cláusulas Relativas" são estruturas importantes na língua inglesa que permitem criar frases mais complexas e precisas. Elas são utilizadas para fornecer informações adicionais sobre um substantivo ou um pronome. Por exemplo, "The book that I read yesterday was very interesting." Nessa frase, a cláusula relativa "that I read yesterday" acrescenta informações sobre o substantivo "book".

Nesta atividade, os alunos aprenderão a empregar os pronomes relativos "who, which, that, whose" para construir frases mais elaboradas e precisas. Para ajudar nesse processo, será utilizado a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que são as "Relative Clauses" e como elas podem ser usadas na língua inglesa, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, faça uma breve explanação sobre a metodologia ativa Design Sprint e como ela será aplicada durante a atividade.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos farão uma atividade individual em que deverão ler um texto em inglês que contenha cláusulas relativas. Em seguida, divida os estudantes em grupos e peça para que, junto, identifiquem as cláusulas relativas e suas funções na frase.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos deverão criar um mapa mental ou esquema que organize as informações aprendidas sobre as cláusulas relativas e seus usos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos deverão escolher um tema específico e criar frases com cláusulas relativas que sejam relacionadas a ele. Por exemplo, se o tema escolhido for "animais", o grupo poderá criar frases como "The dog that barks at night" ou "The cat whose fur is black and white".

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Usando as frases criadas na etapa anterior, os grupos deverão criar um pôster ou cartaz com ilustrações que ajudem a compreender as frases. Essa atividade visa incentivar a criatividade e a comunicação oral e escrita dos alunos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu pôster ou cartaz para a turma, explicando o tema, as frases e as cláusulas relativas utilizadas. Os demais grupos deverão avaliar a apresentação e fornecer feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo do conteúdo aprendido e reforce os pontos principais. Os alunos poderão tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema e a metodologia aplicada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas em inglês, especificamente a habilidade de usar cláusulas relativas de forma inteligível.
  • Estimular a criatividade e a comunicação oral e escrita.
  • Introduzir a metodologia ativa Design Sprint como uma forma de aprendizagem mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação e uso correto de cláusulas relativas em frases escritas e orais.
  • Criatividade e originalidade na escolha do tema e na confecção do pôster ou cartaz.
  • Participação ativa durante todas as etapas da aula.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática o conceito de cláusulas relativas.
  • Orientar os alunos durante as atividades e esclarecer dúvidas.
  • Fornecer feedbacks construtivos durante as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Identificar corretamente as cláusulas relativas e suas funções na frase.
  • Criar frases criativas e originais utilizando cláusulas relativas.
  • Apresentar e explicar o pôster ou cartaz de forma clara e objetiva.