Aula sobre Relative Clauses

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As "Relative Clauses" são cláusulas que usamos para dar mais informações sobre o sujeito ou objeto citado em uma frase. Essas cláusulas são compostas por pronomes relativos como "who", "which", "that" e "whose". Essa habilidade é essencial para a comunicação em inglês em níveis mais avançados, sendo encontrada em textos literários, jornalísticos e acadêmicos. Nessa atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de empregar pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação. A metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos criem um mapa de empatia, a fim de entenderem melhor as necessidades e interesses do público-alvo da sua produção textual.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema das "Relative Clauses" e explique o que são os pronomes relativos, dando exemplos práticos de como podem ser usados em uma frase.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos, em grupos de três, irão criar um mapa de empatia sobre um personagem. Cada grupo deve preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Exemplos de personagens: um estudante, um profissional, um animal, etc.

  3. Etapa 3 - Produção textual

    Os grupos irão produzir um texto com as "Relative Clauses" para descrever uma situação do dia a dia do personagem escolhido, utilizando as informações do mapa de empatia para tornar sua produção mais interessante e engajadora.

  4. Etapa 4 - Revisão

    Os grupos deverão trocar os textos para revisar a produção de outro grupo, fazendo ajustes e correções necessárias.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu texto, explicando como utilizaram as "Relative Clauses" e as informações do mapa de empatia na produção textual.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça feedback às produções, destacando acertos e possíveis melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de produção textual em inglês.
  • Desenvolver habilidades de empatia e compreensão do público-alvo.
  • Desenvolver habilidades de edição e revisão em inglês.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das "Relative Clauses".
  • Adequação à proposta do mapa de empatia.
  • Clareza e coesão textual.
  • Correção gramatical e ortográfica.
  • Criatividade e engajamento.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das "Relative Clauses".
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Dar exemplos claros e práticos.
  • Orientar os alunos na produção textual.
  • Dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Escrever um texto com "Relative Clauses" usando as informações do mapa de empatia.
  • Revisar e corrigir o texto.
  • Apresentar o texto para a turma.
  • Dar feedbacks aos colegas.