Aula sobre Relative Clauses

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As Relative Clauses, ou Cláusulas Relativas, são estruturas muito importantes na língua inglesa para agregar informações a um substantivo. Essa estrutura é bastante utilizada no cotidiano e é fundamental para a compreensão de textos mais complexos. Nesta atividade, os alunos vão trabalhar a habilidade de empregar os pronomes relativos (who, which, that, whose) e construir cláusulas relativas. Para tornar a prática mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver um jogo.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Comece apresentando os objetivos e como a metodologia será utilizada. Faça uma breve revisão sobre o que são Cláusulas Relativas e apresente exemplos.

  2. Etapa 2 - Discussão

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que eles discutam sobre como seria um jogo utilizando os conceitos de Relative Clauses. O jogo deve ter nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e a razão pela qual seria engajador e um sucesso.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro

    Com o objetivo do jogo definido, cada grupo deve criar um mapa de registro contendo as informações discutidas na etapa anterior. Os alunos devem utilizar as Cláusulas Relativas para construir frases e detalhes sobre o jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas de Registro

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de registro e defender o porquê do jogo ser engajador e um sucesso. Os outros grupos podem fazer perguntas e dar sugestões.

  5. Etapa 5 - Criação dos Jogos

    Os grupos devem criar os jogos com base nos mapas de registro apresentados. Auxilie os alunos nesse momento e, se possível, disponibilize materiais para criação dos jogos.

  6. Etapa 6 - Jogo Entre os Grupos

    Os grupos devem jogar uns contra os outros para testar os jogos criados. Durante essa atividade, os alunos devem utilizar as Cláusulas Relativas para se comunicarem.

  7. Etapa 7 - Discussão Final

    No final, faça uma discussão sobre o que os alunos aprenderam e como a metodologia ativa Gamificação pode servir para desenvolver habilidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos;
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e engajadora através da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes relativos;
  • Coerência e coesão na construção das frases;
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa de registro.

Ações do professor

  • Promover a discussão e a participação dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação do jogo;
  • Dar feedbacks e sugestões construtivas para os grupos;
  • Fazer a mediação durante a discussão e o jogo entre os grupos;
  • Avaliar a participação e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula;
  • Contribuir de forma colaborativa e criativa na criação do jogo;
  • Utilizar corretamente os pronomes relativos na construção das frases;
  • Apresentar o mapa de registro de forma clara e objetiva;
  • Participar de forma colaborativa e respeitosa durante a discussão e o jogo.