Aula sobre Relative Clauses
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As Relative Clauses, ou Cláusulas Relativas, são estruturas muito importantes na língua inglesa para agregar informações a um substantivo. Essa estrutura é bastante utilizada no cotidiano e é fundamental para a compreensão de textos mais complexos. Nesta atividade, os alunos vão trabalhar a habilidade de empregar os pronomes relativos (who, which, that, whose) e construir cláusulas relativas. Para tornar a prática mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver um jogo.
Etapa 1 - Apresentação
Comece apresentando os objetivos e como a metodologia será utilizada. Faça uma breve revisão sobre o que são Cláusulas Relativas e apresente exemplos.Etapa 2 - Discussão
Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que eles discutam sobre como seria um jogo utilizando os conceitos de Relative Clauses. O jogo deve ter nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e a razão pela qual seria engajador e um sucesso.Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro
Com o objetivo do jogo definido, cada grupo deve criar um mapa de registro contendo as informações discutidas na etapa anterior. Os alunos devem utilizar as Cláusulas Relativas para construir frases e detalhes sobre o jogo.Etapa 4 - Apresentação dos Mapas de Registro
Cada grupo deve apresentar seu mapa de registro e defender o porquê do jogo ser engajador e um sucesso. Os outros grupos podem fazer perguntas e dar sugestões.Etapa 5 - Criação dos Jogos
Os grupos devem criar os jogos com base nos mapas de registro apresentados. Auxilie os alunos nesse momento e, se possível, disponibilize materiais para criação dos jogos.Etapa 6 - Jogo Entre os Grupos
Os grupos devem jogar uns contra os outros para testar os jogos criados. Durante essa atividade, os alunos devem utilizar as Cláusulas Relativas para se comunicarem.Etapa 7 - Discussão Final
No final, faça uma discussão sobre o que os alunos aprenderam e como a metodologia ativa Gamificação pode servir para desenvolver habilidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação;
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos;
- Proporcionar uma aula mais dinâmica e engajadora através da metodologia ativa Gamificação.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos pronomes relativos;
- Coerência e coesão na construção das frases;
- Criatividade e originalidade na criação do jogo;
- Participação e colaboração em grupo;
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa de registro.
Ações do professor
- Promover a discussão e a participação dos alunos em todas as etapas da aula;
- Estimular a criatividade e a originalidade na criação do jogo;
- Dar feedbacks e sugestões construtivas para os grupos;
- Fazer a mediação durante a discussão e o jogo entre os grupos;
- Avaliar a participação e colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula;
- Contribuir de forma colaborativa e criativa na criação do jogo;
- Utilizar corretamente os pronomes relativos na construção das frases;
- Apresentar o mapa de registro de forma clara e objetiva;
- Participar de forma colaborativa e respeitosa durante a discussão e o jogo.