Aula sobre Relative Clauses

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As "Relative Clauses" são estruturas gramaticais muito comuns na língua inglesa usadas para descrever ou explicar algo com mais detalhes. Essas estruturas são usadas com pronomes relativos, tais como "who", "which", "that" e "whose". Por exemplo, em uma frase como "The woman who was wearing a red dress is my teacher", a oração "who was wearing a red dress" é uma "Relative Clause".

Essas estruturas são importantes para a compreensão da língua inglesa, uma vez que permitem uma maior precisão na comunicação e na descrição de pessoas, coisas e eventos. Nesta atividade, os alunos irão aprender a utilizar os pronomes relativos para construir frases mais complexas e precisas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema explicando que as "Relative Clauses" são estruturas importantes na língua inglesa e que serão trabalhadas nesta atividade. Você pode utilizar exemplos visuais, como fotografias ou desenhos, e pedir aos alunos que identifiquem as "Relative Clauses" em cada imagem.

  2. Etapa 2 - Estações

    Divida os alunos em três grupos, cada um responsável por uma estação. Após o temo determinado, os grupos de alunos deverão trocar de estação, para que todos possam participar de cada atividade.

    Estação 1 \- Criação de frases

    Na primeira estação, os alunos irão criar frases utilizando a "Relative Clause" correta para descrever as pessoas ou objetos presentes em imagens previamente selecionadas pelo professor.

    Exemplo: "The dog, _which is black and white_, belongs to the girl _who is sitting on the bench_."

    Estação 2 \- Completar frases

    Na segunda estação, os alunos irão completar frases a partir de uma lista de palavras-chave fornecidas por você. Os alunos devem utilizar a "Relative Clause" correta para completar as frases.

    Exemplo: "The car \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ was parked outside the school belonged to the teacher \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ I had last year."

    Estação 3 \- Vídeo

    Na terceira estação, os alunos irão assistir a um vídeo curto ou uma cena de um filme que contenha "Relative Clauses". Em seguida, eles devem identificar as estruturas no vídeo ou na cena e descrevê-las em grupo.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Ao final da aula, cada grupo apresentará para a turma uma das atividades que realizou. Avalie os grupos e forneça feedback aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em construir frases com "Relative Clauses" corretamente.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Promover o engajamento, a participação e a interação dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos pronomes relativos em cada atividade proposta.
  • Clareza e coesão das frases construídas pelos alunos.
  • Participação e engajamento dos alunos em todas as atividades propostas.

Ações do professor

  • Organizar as estações de trabalho, preparar e selecionar o material necessário.
  • Orientar e supervisionar as atividades realizadas pelos alunos em cada estação.
  • Estimular a participação, a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Avaliar os grupos e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar frases utilizando "Relative Clauses" corretamente.
  • Identificar "Relative Clauses" em imagens e vídeos selecionados pelo professor.
  • Apresentar as atividades feitas à turma.