Aula sobre Relative Clauses
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Essas estruturas são importantes para a compreensão da língua inglesa, uma vez que permitem uma maior precisão na comunicação e na descrição de pessoas, coisas e eventos. Nesta atividade, os alunos irão aprender a utilizar os pronomes relativos para construir frases mais complexas e precisas.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema explicando que as "Relative Clauses" são estruturas importantes na língua inglesa e que serão trabalhadas nesta atividade. Você pode utilizar exemplos visuais, como fotografias ou desenhos, e pedir aos alunos que identifiquem as "Relative Clauses" em cada imagem.Etapa 2 - Estações
Divida os alunos em três grupos, cada um responsável por uma estação. Após o temo determinado, os grupos de alunos deverão trocar de estação, para que todos possam participar de cada atividade.Estação 1 \- Criação de frases
Na primeira estação, os alunos irão criar frases utilizando a "Relative Clause" correta para descrever as pessoas ou objetos presentes em imagens previamente selecionadas pelo professor.
Exemplo: "The dog, _which is black and white_, belongs to the girl _who is sitting on the bench_."
Estação 2 \- Completar frases
Na segunda estação, os alunos irão completar frases a partir de uma lista de palavras-chave fornecidas por você. Os alunos devem utilizar a "Relative Clause" correta para completar as frases.
Exemplo: "The car \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ was parked outside the school belonged to the teacher \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ I had last year."
Estação 3 \- Vídeo
Na terceira estação, os alunos irão assistir a um vídeo curto ou uma cena de um filme que contenha "Relative Clauses". Em seguida, eles devem identificar as estruturas no vídeo ou na cena e descrevê-las em grupo.
Etapa 3 - Apresentação
Ao final da aula, cada grupo apresentará para a turma uma das atividades que realizou. Avalie os grupos e forneça feedback aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade dos alunos em construir frases com "Relative Clauses" corretamente.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Promover o engajamento, a participação e a interação dos alunos durante todo o processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos pronomes relativos em cada atividade proposta.
- Clareza e coesão das frases construídas pelos alunos.
- Participação e engajamento dos alunos em todas as atividades propostas.
Ações do professor
- Organizar as estações de trabalho, preparar e selecionar o material necessário.
- Orientar e supervisionar as atividades realizadas pelos alunos em cada estação.
- Estimular a participação, a criatividade e o trabalho em grupo.
- Avaliar os grupos e fornecer feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Criar frases utilizando "Relative Clauses" corretamente.
- Identificar "Relative Clauses" em imagens e vídeos selecionados pelo professor.
- Apresentar as atividades feitas à turma.