Aula sobre Relative Clauses
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os pronomes relativos são um tópico importante da língua inglesa. Esses pronomes são usados para unir duas orações e relacionar ideias entre elas. Eles são empregados no discurso falado e escrito, e seu uso correto é essencial para a clareza da comunicação. Para contextualizar o tema, você pode usar exemplos de músicas, filmes ou séries que os alunos gostam, ou até mesmo utilizar exemplos da vida cotidiana, como, por exemplo, "The boy _who_ is sitting in the front row is my friend." O objetivo é que os alunos sejam capazes de empregar de modo inteligível os pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Entregue aos alunos uma lista contendo exemplos de pronomes relativos em inglês e exemplos de frases que contenham esses pronomes. Em seguida, explique o que são pronomes relativos e como eles são utilizados.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida a turma em duplas ou trios. Cada grupo deverá buscar exemplos de frases que contenham pronomes relativos em livros, revistas ou na internet. Oriente os alunos quanto à pesquisa.Etapa 3 - Apresentação das frases
Os grupos deverão apresentar as frases que encontraram, explicando o porquê de estarem corretas ou incorretas. Auxilie os alunos a identificar os pronomes relativos corretamente.Etapa 4 - Template dos 3Qs
Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade para que todos possam avaliar as apresentações.Etapa 5 - Apresentação dos diálogos
Os grupos deverão criar um pequeno diálogo usando pronomes relativos. O diálogo deverá conter no mínimo duas orações e dois pronomes relativos. Eles deverão apresentar o diálogo para a turma, que deverá identificar os pronomes relativos.Etapa 6 - Avaliação
Os grupos deverão utilizar o template dos 3Qs para avaliar as apresentações dos demais grupos e também fazer uma autoavaliação. Os alunos podem trocar as avaliações ou entregá-las ao professor.Etapa 7 - Retomada
Recapitule o conteúdo aprendido e aplicado na atividade. Você pode projetar uma imagem contendo pronomes relativos ocultos e os alunos deverão identificar os pronomes na imagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar pronomes relativos de forma inteligível.
- Incentivar a pesquisa e a participação ativa dos alunos.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração mútua.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos pronomes relativos em frases e diálogos.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Criação de um diálogo utilizando orações subordinadas e pronomes relativos.
- Utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação das apresentações.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa.
- Auxiliar os alunos na identificação correta dos pronomes relativos.
- Criar um ambiente positivo de colaboração e participação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações.