Aula sobre Relative Clauses

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os pronomes relativos são um tópico importante da língua inglesa. Esses pronomes são usados para unir duas orações e relacionar ideias entre elas. Eles são empregados no discurso falado e escrito, e seu uso correto é essencial para a clareza da comunicação. Para contextualizar o tema, você pode usar exemplos de músicas, filmes ou séries que os alunos gostam, ou até mesmo utilizar exemplos da vida cotidiana, como, por exemplo, "The boy _who_ is sitting in the front row is my friend." O objetivo é que os alunos sejam capazes de empregar de modo inteligível os pronomes relativos para construir períodos compostos por subordinação.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Entregue aos alunos uma lista contendo exemplos de pronomes relativos em inglês e exemplos de frases que contenham esses pronomes. Em seguida, explique o que são pronomes relativos e como eles são utilizados.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida a turma em duplas ou trios. Cada grupo deverá buscar exemplos de frases que contenham pronomes relativos em livros, revistas ou na internet. Oriente os alunos quanto à pesquisa.

  3. Etapa 3 - Apresentação das frases

    Os grupos deverão apresentar as frases que encontraram, explicando o porquê de estarem corretas ou incorretas. Auxilie os alunos a identificar os pronomes relativos corretamente.

  4. Etapa 4 - Template dos 3Qs

    Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade para que todos possam avaliar as apresentações.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diálogos

    Os grupos deverão criar um pequeno diálogo usando pronomes relativos. O diálogo deverá conter no mínimo duas orações e dois pronomes relativos. Eles deverão apresentar o diálogo para a turma, que deverá identificar os pronomes relativos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos deverão utilizar o template dos 3Qs para avaliar as apresentações dos demais grupos e também fazer uma autoavaliação. Os alunos podem trocar as avaliações ou entregá-las ao professor.

  7. Etapa 7 - Retomada

    Recapitule o conteúdo aprendido e aplicado na atividade. Você pode projetar uma imagem contendo pronomes relativos ocultos e os alunos deverão identificar os pronomes na imagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar pronomes relativos de forma inteligível.
  • Incentivar a pesquisa e a participação ativa dos alunos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração mútua.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos pronomes relativos em frases e diálogos.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criação de um diálogo utilizando orações subordinadas e pronomes relativos.
  • Utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação das apresentações.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa.
  • Auxiliar os alunos na identificação correta dos pronomes relativos.
  • Criar um ambiente positivo de colaboração e participação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações.