Relato pessoal

Você gosta de falar sobre a sua vida? Falar sobre suas próprias experiências pode render um relato pessoal. Vamos aprender mais sobre esse tipo de texto? Essa aula de Português é sobre ele!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Relato pessoal é um tipo de texto em que a pessoa fala sobre sua vida contando os fatos mais importantes que aconteceram com ela. Sobre o tipo de linguagem usada no relato, é certo dizer que:

    A) Deve ser escrito em 1ª pessoa e os verbos são usados no presente e no passado. Apesar de usar linguagem informal, é preciso ter cuidado com a pontuação, a concordância e as gírias.

    B) Por ser um relato pessoal, não precisa se preocupar com pontuação e concordância, podendo usar também gírias.

    C) Deve ser usada a linguagem mais formal possível, pois se trata da vida de uma pessoa.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    O relato pessoal é um gênero textual que permite ao autor compartilhar suas experiências, emoções e reflexões com o leitor. É uma forma de expressão que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em diários, blogs, redes sociais, cartas pessoais, entre outros. Na aula de hoje, os alunos irão aprender sobre a estrutura e características do relato pessoal, e irão aplicar a metodologia Design Sprint para criar um template com 5 etapas para produzir um relato pessoal envolvente e interessante.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    O relato pessoal é um gênero textual que permite ao autor expressar suas experiências, sentimentos e opiniões de forma livre e criativa. Esse tipo de texto é muito comum em blogs, diários, redes sociais e outras plataformas digitais, mas também pode ser encontrado em livros, revistas e jornais. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro visando gamificar o processo de escrita de relatos pessoais. A metodologia utilizada será a Gamificação, que consiste em utilizar elementos de jogos para engajar e motivar os alunos em sala de aula.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    O relato pessoal é um gênero textual que permite ao autor compartilhar suas experiências pessoais e suas reflexões sobre elas. É um tipo de texto que pode ser encontrado em diários, blogs, autobiografias, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender a escrever um relato pessoal, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em se mostrarem interessados e envolvidos pela leitura e produção de textos literários e culturais, além de desafiá-los a romper com seus universos de expectativas.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    O relato pessoal é um tipo de texto em que o autor narra uma história vivida por ele mesmo. Esse gênero textual é bastante comum em nossa vida cotidiana, podendo ser encontrado em redes sociais, blogs, diários, entre outros. Nesta atividade, o tema será trabalhado utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias, a fim de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    O relato pessoal é um gênero textual cujo objetivo é contar uma experiência vivida pelo autor. Ele pode ser encontrado em diversas produções culturais, como livros, diários, blogs, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender a estrutura do relato pessoal, bem como algumas técnicas para tornar sua escrita mais envolvente e cativante para o leitor. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos irão desenvolver atividades em grupos diferentes. Ao final da atividade, espera-se que os alunos tenham desenvolvido a habilidade de interesse pela leitura e produção de textos.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O relato pessoal é uma narrativa que conta uma experiência vivida pelo autor. Esse tipo de texto é bastante utilizado para aprimorar a escrita e a comunicação, além de ajudar na reflexão sobre as próprias experiências. No cotidiano dos estudantes, é comum encontrarmos relatos pessoais em redes sociais, blogs e diários. Nesta atividade, o tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que estimula a participação dos alunos e a reflexão sobre o assunto.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: