Aula sobre Relato Pessoal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O relato pessoal é um gênero textual que permite ao autor compartilhar suas experiências, emoções e reflexões com o leitor. É uma forma de expressão que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em diários, blogs, redes sociais, cartas pessoais, entre outros. Na aula de hoje, os alunos irão aprender sobre a estrutura e características do relato pessoal, e irão aplicar a metodologia Design Sprint para criar um template com 5 etapas para produzir um relato pessoal envolvente e interessante.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de relato pessoal e suas características, tais como a presença do autor como protagonista da história, a utilização de elementos descritivos e reflexivos, entre outros. Os alunos irão discutir em grupo sobre suas experiências pessoais e como elas poderiam ser transformadas em um relato pessoal.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as ideias principais para o seu relato pessoal. O mapa deve incluir os principais acontecimentos, sentimentos e reflexões que o autor irá abordar em seu relato.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher a melhor ideia para a produção do relato pessoal. Eles devem justificar sua escolha, explicando por que essa ideia é a mais interessante e envolvente.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base na ideia escolhida, os alunos irão criar o seu próprio relato pessoal. Eles devem incluir as principais informações e elementos descritivos e reflexivos. Oriente os alunos no desenvolvimento do texto, ajudando-os a organizar as ideias e a utilizar uma linguagem adequada.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão ler seus relatos pessoais em voz alta para a turma. Os colegas irão avaliar a produção dos colegas e dar feedbacks construtivos para aprimorar o texto. Avalie a produção dos alunos conforme os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir relatos pessoais de forma criativa e reflexiva;
  • Desenvolver habilidades de escrita e expressão oral dos alunos;
  • Estimular a criatividade e o pensamento reflexivo dos alunos;
  • Proporcionar um ambiente de troca de experiências e ideias entre os alunos;
  • Incentivar a leitura e a produção de textos literários.

Critérios de avaliação

  • Clareza e coesão do texto;
  • Utilização adequada de elementos descritivos e reflexivos;
  • Originalidade e criatividade na abordagem do tema;
  • Uso correto da gramática e ortografia.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de relato pessoal e suas características;
  • Orientar os alunos no desenvolvimento do texto, ajudando-os a organizar as ideias e a utilizar uma linguagem adequada;
  • Avaliar a produção dos alunos conforme os critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre suas experiências pessoais e como elas poderiam ser transformadas em um relato pessoal;
  • Escolher a melhor ideia para a produção do relato pessoal e justificar sua escolha;
  • Criar um relato pessoal e incluir as principais informações e elementos descritivos e reflexivos;
  • Ler seus relatos pessoais em voz alta para a turma e dar feedbacks construtivos para aprimorar o texto;
  • Aplicar a metodologia Design Sprint para criar um template com 5 etapas para produzir um relato pessoal envolvente e interessante.