Aula sobre Relato Pessoal

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O relato pessoal é um gênero textual que permite ao autor compartilhar suas experiências pessoais e suas reflexões sobre elas. É um tipo de texto que pode ser encontrado em diários, blogs, autobiografias, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender a escrever um relato pessoal, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em se mostrarem interessados e envolvidos pela leitura e produção de textos literários e culturais, além de desafiá-los a romper com seus universos de expectativas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade falando sobre o que é um relato pessoal, como é a sua estrutura, mostrando exemplos de textos e explicando como ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Explique brevemente o que é o Design Thinking e como ele pode ser aplicado na produção textual. Em seguida, deve apresentar aos alunos o mapa de empatia e explicar cada um dos campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem dividir-se em grupos e criar um mapa de empatia. Eles deverão escolher um personagem de filme ou série que gostam e preencher o mapa com as informações sobre ele. O mapa de empatia vai contribuir significativamente para a elaboração do relato pessoal, pois ajudará o aluno a compreender melhor as emoções, pensamentos, necessidades e desejos envolvidos na experiência que será narrada. Ao preencher o mapa de empatia, que inclui aspectos como o que a pessoa viu, ouviu, pensou, sentiu e fez, os alunos poderão se colocar no lugar do protagonista do relato, ampliando sua capacidade de se conectar com a experiência vivida e transmiti-la de forma mais autêntica e envolvente. O mapa de empatia auxilia na criação de uma narrativa mais rica, ao permitir que o aluno explore nuances emocionais, contextos e perspectivas, resultando em um relato pessoal mais impactante e significativo para o leitor.

  4. Etapa 4 - Identificação dos subtópicos

    Cada grupo deve identificar os subtópicos que serão abordados no relato pessoal, com base no mapa de empatia criado anteriormente.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Os alunos devem iniciar a produção do relato pessoal, utilizando a metodologia Design Thinking, levando em consideração os subtópicos identificados e o personagem escolhido.

  6. Etapa 6 - Revisão e edição

    Os alunos devem revisar e editar o texto, com a ajuda do professor.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar o seu relato pessoal aos demais colegas, explicando como utilizaram a metodologia Design Thinking na produção do texto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir relatos pessoais de forma criativa e reflexiva;
  • Estimular a leitura de textos literários e culturais;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criação de um mapa de empatia coerente com o tema proposto;
  • Qualidade da produção textual;
  • Habilidade de revisão e edição do texto.

Ações do professor

  • Explicar o que é um relato pessoal e como ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes;
  • Apresentar a metodologia Design Thinking e o mapa de empatia;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação dos subtópicos;
  • Auxiliar os alunos na produção, revisão e edição do texto;
  • Avaliar os trabalhos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da criação do mapa de empatia;
  • Identificar os subtópicos a serem abordados no relato pessoal;
  • Produzir um texto reflexivo e criativo;
  • Revisar e editar o texto;
  • Apresentar o texto produzido aos demais colegas.