Aula sobre Relato Pessoal

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O relato pessoal é uma narrativa que conta uma experiência vivida pelo autor. Esse tipo de texto é bastante utilizado para aprimorar a escrita e a comunicação, além de ajudar na reflexão sobre as próprias experiências. No cotidiano dos estudantes, é comum encontrarmos relatos pessoais em redes sociais, blogs e diários. Nesta atividade, o tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que estimula a participação dos alunos e a reflexão sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade explicando o que é um relato pessoal e como ele pode ser utilizado na vida cotidiana. Além disso, é importante mostrar para os alunos exemplos de relatos pessoais e suas características.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e, em seguida, cada grupo escolhe um relato pessoal para discutir. Nessa etapa, o objetivo é que os estudantes identifiquem as características do texto e compartilhem suas opiniões.

  3. Etapa 3 - Debate

    Após a discussão em grupo, é hora de realizar o debate. Apresente um tema relacionado ao relato pessoal e os grupos devem defender suas posições. É importante que todos os alunos participem.

    Exemplos práticos:

    Você pode sugerir os seguintes temas para serem discutidos:

    1\. A importância do autoconhecimento na construção de um relato pessoal autêntico;

    2\. A influência das experiências pessoais na formação de identidade e valores;

    3\. O papel da empatia na compreensão e valorização dos relatos pessoais dos outros;

    4\. O impacto das memórias afetivas no processo de escrita de um relato pessoal;

    5\. A relação entre a subjetividade do autor e a objetividade na construção de um relato pessoal.


  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos, em grupo, criam um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. O objetivo é que eles consigam avaliar os textos de maneira mais objetiva e clara.

  5. Etapa 5 - Produção dos relatos pessoais

    Os alunos produzem seus próprios relatos pessoais, seguindo as orientações do professor e utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Cada aluno apresenta seu texto para a turma e recebe feedbacks dos colegas, utilizando o template de avaliação por rubrica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade destacando a importância da reflexão sobre as próprias experiências e da utilização dos relatos pessoais na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir e interpretar relatos pessoais;
  • Estimular a participação e o debate em grupo;
  • Incentivar a reflexão sobre as próprias experiências.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do texto;
  • Uso adequado dos recursos linguísticos;
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação e o debate em grupo;
  • Dar feedbacks e orientações para a produção dos textos.

Ações do aluno

  • Participar das discussões e debates em grupo;
  • Produzir um relato pessoal seguindo as orientações do professor;
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar os textos dos colegas.