Aula sobre Relato Pessoal
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O relato pessoal é uma narrativa que conta uma experiência vivida pelo autor. Esse tipo de texto é bastante utilizado para aprimorar a escrita e a comunicação, além de ajudar na reflexão sobre as próprias experiências. No cotidiano dos estudantes, é comum encontrarmos relatos pessoais em redes sociais, blogs e diários. Nesta atividade, o tema será trabalhado por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que estimula a participação dos alunos e a reflexão sobre o assunto.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a atividade explicando o que é um relato pessoal e como ele pode ser utilizado na vida cotidiana. Além disso, é importante mostrar para os alunos exemplos de relatos pessoais e suas características.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos são divididos em grupos e, em seguida, cada grupo escolhe um relato pessoal para discutir. Nessa etapa, o objetivo é que os estudantes identifiquem as características do texto e compartilhem suas opiniões.Etapa 3 - Debate
Após a discussão em grupo, é hora de realizar o debate. Apresente um tema relacionado ao relato pessoal e os grupos devem defender suas posições. É importante que todos os alunos participem.Exemplos práticos:
Você pode sugerir os seguintes temas para serem discutidos:
1\. A importância do autoconhecimento na construção de um relato pessoal autêntico;
2\. A influência das experiências pessoais na formação de identidade e valores;
3\. O papel da empatia na compreensão e valorização dos relatos pessoais dos outros;
4\. O impacto das memórias afetivas no processo de escrita de um relato pessoal;
5\. A relação entre a subjetividade do autor e a objetividade na construção de um relato pessoal.
Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos, em grupo, criam um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido. O objetivo é que eles consigam avaliar os textos de maneira mais objetiva e clara.Etapa 5 - Produção dos relatos pessoais
Os alunos produzem seus próprios relatos pessoais, seguindo as orientações do professor e utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.Etapa 6 - Socialização dos textos
Cada aluno apresenta seu texto para a turma e recebe feedbacks dos colegas, utilizando o template de avaliação por rubrica.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a atividade destacando a importância da reflexão sobre as próprias experiências e da utilização dos relatos pessoais na vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir e interpretar relatos pessoais;
- Estimular a participação e o debate em grupo;
- Incentivar a reflexão sobre as próprias experiências.
Critérios de avaliação
- Coerência e coesão do texto;
- Uso adequado dos recursos linguísticos;
- Clareza e objetividade na apresentação das ideias.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva;
- Estimular a participação e o debate em grupo;
- Dar feedbacks e orientações para a produção dos textos.
Ações do aluno
- Participar das discussões e debates em grupo;
- Produzir um relato pessoal seguindo as orientações do professor;
- Utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar os textos dos colegas.