Aula sobre Relato Pessoal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O relato pessoal é um gênero textual cujo objetivo é contar uma experiência vivida pelo autor. Ele pode ser encontrado em diversas produções culturais, como livros, diários, blogs, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender a estrutura do relato pessoal, bem como algumas técnicas para tornar sua escrita mais envolvente e cativante para o leitor. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos irão desenvolver atividades em grupos diferentes. Ao final da atividade, espera-se que os alunos tenham desenvolvido a habilidade de interesse pela leitura e produção de textos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve introdução sobre o que é o relato pessoal, suas características e sua importância na comunicação escrita. Você também poderá apresentar alguns exemplos de relatos pessoais para os alunos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Estrutura do relato pessoal

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a estrutura do relato pessoal. Eles irão receber um texto de relato pessoal para analisar e identificar suas partes, como introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça perguntas para orientar a análise do texto, como "Qual é o assunto do texto?", "Como o autor inicia o relato pessoal?" e "Qual é a mensagem que o autor quer transmitir?".

    Estação 2 - Técnicas para tornar o relato pessoal mais envolvente

    Nesta estação, os alunos irão aprender algumas técnicas para tornar o relato pessoal mais envolvente e cativante para o leitor. Apresente algumas estratégias, como o uso de diálogos, descrições detalhadas, uso de figuras de linguagem, entre outros. Os alunos poderão aplicar essas técnicas em um pequeno texto de relato pessoal.

    Estação 3 - Produção de um relato pessoal

    Nesta estação, os alunos irão produzir um relato pessoal. Forneça um tema para o texto, como "Um momento inesquecível da minha vida". Os alunos deverão seguir a estrutura aprendida na Estação 1 e utilizar as técnicas aprendidas na Estação 2 para tornar seu texto mais envolvente.


  3. Etapa 3 - Socialização dos textos

    Ao final da atividade, os alunos irão socializar seus textos com a turma. Selecione alguns textos para serem lidos em voz alta e comentados pela turma. Os alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o texto.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Finalize a atividade com uma reflexão sobre o que foi aprendido. Os alunos poderão comentar sobre as técnicas aprendidas e como elas ajudaram a melhorar sua escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever um relato pessoal;
  • Desenvolver a habilidade de interesse pela leitura e produção de textos;
  • Aprender a estrutura do relato pessoal;
  • Utilizar técnicas para tornar o relato pessoal mais envolvente.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da estrutura do relato pessoal;
  • Utilização de técnicas aprendidas para tornar o texto mais envolvente;
  • Originalidade e criatividade na produção do texto.

Ações do professor

  • Orientar a análise dos textos de relato pessoal;
  • Apresentar técnicas para tornar o texto mais envolvente;
  • Fornecer feedback para os alunos sobre seus textos.

Ações do aluno

  • Analisar a estrutura do relato pessoal;
  • Utilizar técnicas aprendidas para tornar o texto mais envolvente;
  • Produzir um relato pessoal original e criativo.