Aula sobre Relato Pessoal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O relato pessoal é um tipo de texto em que o autor narra uma história vivida por ele mesmo. Esse gênero textual é bastante comum em nossa vida cotidiana, podendo ser encontrado em redes sociais, blogs, diários, entre outros. Nesta atividade, o tema será trabalhado utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias, a fim de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes da atividade presencial sobre relato pessoal, os alunos são convidados a realizar uma atividade prévia em casa. Eles devem escolher um momento significativo de suas vidas e escrever um pequeno texto narrativo relatando essa experiência. Eles são encorajados a explorar detalhes sensoriais, emoções e reflexões pessoais para tornar o relato mais envolvente e autêntico.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Presencialmente, apresente o tema da atividade e suas características. Nessa etapa, será importante mostrar exemplos de relatos pessoais e suas estruturas. Peça que os alunos compartilhem os textos que escreveram em casa e mostre os elementos do relato pessoal.

  3. Etapa 3 - Divisão de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Elaboração do mapa conceitual

    Cada grupo terá que criar um mapa conceitual sobre o tema do relato pessoal. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais. Faça a mediação da discussão e traga novas ideias para os alunos.

  7. Etapa 7 - Escrita do relato pessoal

    Cada grupo terá que escrever um relato pessoal, utilizando as informações do mapa conceitual e as discussões em grupo.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos relatos pessoais

    Cada grupo irá apresentar seu relato pessoal para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever um relato pessoal, utilizando as informações adquiridas no mapa conceitual;
  • Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o gênero textual relato pessoal;
  • Fomentar a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos do gênero textual relato pessoal;
  • Coerência e coesão na escrita do relato pessoal;
  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Clareza e organização do mapa conceitual;
  • Criatividade na apresentação do mapa conceitual e do relato pessoal.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e suas características;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Mediar as discussões em grupo;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na escrita do relato pessoal;
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos;
  • Escrever um relato pessoal, utilizando as informações do mapa conceitual;
  • Apresentar o mapa conceitual e o relato pessoal de forma criativa;
  • Avaliar o trabalho dos colegas.