Relatório de experiência científica

Depois de fazer um experiência científica é preciso registar em um relatório de experiência científica. Vamos aprender mais sobre esse tipo de texto nessa aula de Português. Se concentre e vem aprender com #AprendiZAP


Atividades (5)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Todo conteúdo teórico utilizado para a realização de um trabalho e que seguem as normas da ABNT é classificado de:

    A) Delimitação.

    B) Referências.

    C) Conclusão.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Sprint:

    O relatório de experiência científica é um gênero textual que tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa ou experimento. Ele é muito utilizado em áreas como química, física e biologia, sendo importante para que os estudantes aprendam a descrever de forma clara e objetiva os procedimentos e resultados de uma pesquisa ou experimento. Nesta aula, o professor utilizará a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um template para o relatório de experiência científica com cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    O objetivo desta aula é trabalhar a habilidade de refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses textos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é ampliar as possibilidades de compreensão e produção de relatórios de experiências científicas.

    Exemplo prático: apresentar aos alunos um relatório de experiência científica já produzido por um colega de turma ou por um aluno de outra escola e discutir as características do gênero.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    O objetivo desta aula é ensinar os alunos a desenvolver um relatório de experiência científica mais interessante e envolvente para um público mais amplo. Para isso, eles vão criar um mapa de empatia que vai ajudá-los a ter mais percepções sobre os leitores. A ideia é trabalhar com a metodologia ativa Design Thinking, que consiste em criar soluções a partir do entendimento sobre o público-alvo. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

    Seção 2: Plano de aula completo

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