Aula sobre Relatorio De Experiencia Cientifica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O relatório de experiência científica é um gênero textual que tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa ou experimento. Ele é muito utilizado em áreas como química, física e biologia, sendo importante para que os estudantes aprendam a descrever de forma clara e objetiva os procedimentos e resultados de uma pesquisa ou experimento. Nesta aula, o professor utilizará a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um template para o relatório de experiência científica com cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

Seção 2: Plano de aula completo


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente aos alunostema e explique o que é um relatório de experiência científica. É importante que eles entendam a importância deste gênero textual na área das ciências.

    Exemplo prático: O professor pode apresentar um relatório de experiência científica já pronto e pedir que os estudantes identifiquem suas principais características.


  2. Etapa 2 - Entender (20 minutos)

    Os alunos devem pesquisar exemplos de relatórios de experiência científica e identificar as principais seções que compõem este gênero textual.

    Exemplo prático: O professor pode disponibilizar alguns exemplos de relatórios de experiência científica e pedir que os alunos identifiquem as seções (introdução, descrição experimental, entre outras) que compõem o texto.


  3. Etapa 3 - Esboçar (30 minutos)

    Os alunos devem criar um esboço do template do relatório de experiência científica, considerando as seções identificadas na etapa anterior.

    Exemplo prático: O professor pode apresentar um modelo de esboço e pedir que os alunos o adaptem para o relatório de experiência científica.


  4. Etapa 4 - Decidir (30 minutos)

    Os alunos devem discutir em grupo e decidir quais informações devem ser incluídas em cada seção do relatório de experiência científica.

    Exemplo prático: O professor pode apresentar um relatório de experiência científica incompleto e pede aos alunos que discutam em grupo quais informações devem ser incluídas em cada seção do texto.


  5. Etapa 5 - Prototipar (40 minutos)

    Os alunos devem criar um protótipo do template do relatório de experiência científica, considerando as decisões tomadas na etapa anterior.

    Exemplo prático: O professor pode disponibilizar materiais para que os alunos criem o protótipo do template, como papel, canetas, lápis, entre outros.


  6. Etapa 6 - Testar (20 minutos)

    Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.

    Exemplo prático: O professor pode disponibilizar um tempo para que os alunos apresentem seus protótipos para a turma e recebam feedbacks sobre o template criado.


  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    O professor faz uma reflexão sobre a aula e reforça a importância do relatório de experiência científica na área das ciências.

    Exemplo prático: Peça aos alunos que compartilhem suas impressões sobre a atividade e promova uma reflexão sobre a importância do relatório de experiência científica.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar um template para o relatório de experiência científica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Ampliar as possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes ao gênero de divulgação científica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas do Design Sprint.
  • Coerência entre as seções definidas para o template e as informações incluídas.
  • Clareza e objetividade na descrição dos procedimentos e resultados da pesquisa ou experimento.
  • Criatividade na elaboração do template.
  • Utilização correta da metodologia Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do relatório de experiência científica.
  • Disponibilizar exemplos de relatórios de experiência científica para os alunos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Disponibilizar materiais para que os alunos possam criar o protótipo do template.
  • Dar feedbacks sobre os protótipos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de relatórios de experiência científica.
  • Identificar as principais seções que compõem este gênero textual.
  • Criar um esboço do template do relatório de experiência científica.
  • Discutir em grupo e decidir quais informações devem ser incluídas em cada seção do relatório de experiência científica.
  • Apresentar o protótipo criado para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.