Aula sobre Religiao E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Idade Média é um período histórico que desperta grande interesse em estudantes de todas as idades. Vamos explorar a relação entre religião e cultura na Idade Média, mais especificamente o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a religião ainda influencia a cultura e a sociedade nos dias de hoje, como feriados religiosos, símbolos religiosos em prédios públicos e a influência da religião na política.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como a metodologia Design Thinking será utilizada para desenvolvê-lo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar das pessoas que viviam na Idade Média e entendam como a religião influenciava suas vidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e compartilharão suas conclusões com a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a influência da Igreja Católica na arte e na arquitetura da época.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos participarão de um debate em grupo sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social na Idade Média.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletirem sobre como a religião ainda influencia a cultura e a sociedade nos dias de hoje.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas históricas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e debater ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
  • Participar ativamente das discussões em grupo e do debate.
  • Refletir sobre como a religião ainda influencia a cultura e a sociedade nos dias de hoje.