Aula sobre Religiao E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Idade Média é um período histórico que desperta grande interesse em estudantes de todas as idades. Vamos explorar a relação entre religião e cultura na Idade Média, mais especificamente o papel da religião cristã na organização social e cultural da época. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos serão desafiados a criar um jogo que explore o tema. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a religião ainda influencia a cultura e a sociedade nos dias de hoje, como feriados religiosos, símbolos religiosos presentes em monumentos e prédios públicos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a relação entre religião e cultura na Idade Média. Será aberto um espaço para perguntas e dúvidas dos alunos.

  2. Etapa 2 - Introdução à Gamificação

    Explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada. Serão apresentados exemplos de jogos que utilizam essa metodologia e como ela pode tornar o aprendizado mais envolvente e divertido.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver. O mapa deve conter os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos terão que desenvolver o jogo com base no mapa de registro criado na etapa anterior. Auxilie na criação do jogo e na escolha dos desafios e recompensas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos terão a oportunidade de jogar e avaliar os jogos dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a relação entre religião e cultura na Idade Média

    Conduza uma discussão sobre a relação entre religião e cultura na Idade Média, utilizando como base os jogos criados pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Utilizar uma metodologia ativa que torne o aprendizado mais envolvente e divertido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação e desenvolvimento do jogo.
  • Qualidade do jogo criado pelo grupo.
  • Aprendizado adquirido pelos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a relação entre religião e cultura na Idade Média.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada.
  • Auxiliar os alunos na criação e desenvolvimento do jogo.
  • Conduzir a discussão sobre a relação entre religião e cultura na Idade Média.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver.
  • Desenvolver o jogo com base no mapa de registro criado.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Jogar e avaliar os jogos dos colegas.
  • Participar ativamente da discussão sobre a relação entre religião e cultura na Idade Média.