Aula sobre Religiao E Cultura Na Idade Media
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a religião cristã teve um papel fundamental na organização social e cultural da Europa Ocidental. A Igreja Católica, por exemplo, era a instituição mais poderosa da época e influenciava diretamente a vida das pessoas. Vamos explorar como a religião cristã influenciou a cultura e os modos de organização social na Idade Média, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre um aspecto específico da relação entre religião e cultura na Idade Média, como a arte sacra, a arquitetura religiosa, a música religiosa, entre outros. Os alunos devem utilizar fontes confiáveis, como livros e artigos científicos.Etapa 4 - Debate
Os grupos devem apresentar suas pesquisas e debater sobre a relação entre religião e cultura na Idade Média. Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a relação entre religião e cultura na Idade Média.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo deve apresentar seu template de avaliação por rúbrica e justificar suas escolhas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância da análise crítica da relação entre religião e cultura na Idade Média.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar criticamente a relação entre religião e cultura na Idade Média.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no debate.
Critérios de avaliação
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Participação ativa no debate.
- Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem fundamentado.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um aspecto específico da relação entre religião e cultura na Idade Média.
- Participar ativamente do debate.
- Criar um template de avaliação por rúbrica coerente e bem fundamentado.