Aula sobre Religiao E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a religião cristã teve um papel fundamental na organização social e cultural da Europa Ocidental. A Igreja Católica, por exemplo, era a instituição mais poderosa da época e influenciava diretamente a vida das pessoas. Vamos explorar como a religião cristã influenciou a cultura e os modos de organização social na Idade Média, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um aspecto específico da relação entre religião e cultura na Idade Média, como a arte sacra, a arquitetura religiosa, a música religiosa, entre outros. Os alunos devem utilizar fontes confiáveis, como livros e artigos científicos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas e debater sobre a relação entre religião e cultura na Idade Média. Faça a mediação do debate e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a relação entre religião e cultura na Idade Média.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template de avaliação por rúbrica e justificar suas escolhas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância da análise crítica da relação entre religião e cultura na Idade Média.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar criticamente a relação entre religião e cultura na Idade Média.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no debate.

Critérios de avaliação

  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Participação ativa no debate.
  • Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem fundamentado.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um aspecto específico da relação entre religião e cultura na Idade Média.
  • Participar ativamente do debate.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica coerente e bem fundamentado.