Aula sobre Religiao E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a religião cristã teve um papel fundamental na organização social e cultural da Europa Ocidental. A Igreja Católica, por exemplo, era a instituição mais poderosa da época e influenciava diretamente a vida das pessoas. Através da metodologia de Rotação por estações, os alunos terão a oportunidade de analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da religião cristã na Idade Média. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo deverá realizar as atividades de todas as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Arte Sacra

    Nessa estação, os alunos irão analisar obras de arte sacra produzidas durante a Idade Média. Eles deverão observar as características das obras e identificar elementos que representam a religião cristã. Em seguida, deverão produzir uma obra de arte sacra utilizando materiais disponíveis.

    Estação 2 - Vida cotidiana

    Nessa estação, os alunos irão analisar como a religião cristã influenciava a vida cotidiana das pessoas na Idade Média. Eles deverão observar imagens e textos que retratam a rotina das pessoas e identificar elementos que representam a religião cristã. Em seguida, deverão produzir um texto ou desenho que represente a vida cotidiana na Idade Média.

    Estação 3 - Arquitetura

    Nessa estação, os alunos irão analisar a arquitetura das igrejas medievais. Eles deverão observar as características das construções e identificar elementos que representam a religião cristã. Em seguida, deverão produzir um modelo de igreja medieval utilizando materiais disponíveis.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos deverão socializar as atividades realizadas. Cada grupo deverá apresentar suas produções e explicar como a religião cristã foi representada nas atividades.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Retome os principais pontos abordados e reforce a importância da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos que representam a religião cristã nas atividades.
  • Qualidade e criatividade das produções artísticas.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da religião cristã na Idade Média.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Analisar obras de arte sacra produzidas durante a Idade Média.
  • Produzir uma obra de arte sacra utilizando materiais disponíveis em sala de aula.
  • Analisar imagens e textos que retratam a vida cotidiana das pessoas na Idade Média.
  • Produzir um texto ou desenho que represente a vida cotidiana na Idade Média.
  • Analisar a arquitetura das igrejas medievais e produzir um modelo de igreja medieval utilizando materiais disponíveis em sala de aula.