Aula sobre Religiao E Cultura Na Idade Media
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da religião cristã na Idade Média. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo deverá realizar as atividades de todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Arte SacraNessa estação, os alunos irão analisar obras de arte sacra produzidas durante a Idade Média. Eles deverão observar as características das obras e identificar elementos que representam a religião cristã. Em seguida, deverão produzir uma obra de arte sacra utilizando materiais disponíveis.
Estação 2 - Vida cotidiana
Nessa estação, os alunos irão analisar como a religião cristã influenciava a vida cotidiana das pessoas na Idade Média. Eles deverão observar imagens e textos que retratam a rotina das pessoas e identificar elementos que representam a religião cristã. Em seguida, deverão produzir um texto ou desenho que represente a vida cotidiana na Idade Média.
Estação 3 - Arquitetura
Nessa estação, os alunos irão analisar a arquitetura das igrejas medievais. Eles deverão observar as características das construções e identificar elementos que representam a religião cristã. Em seguida, deverão produzir um modelo de igreja medieval utilizando materiais disponíveis.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das estações, os grupos deverão socializar as atividades realizadas. Cada grupo deverá apresentar suas produções e explicar como a religião cristã foi representada nas atividades.Etapa 4 - Conclusão
Retome os principais pontos abordados e reforce a importância da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
- Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos que representam a religião cristã nas atividades.
- Qualidade e criatividade das produções artísticas.
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da religião cristã na Idade Média.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Analisar obras de arte sacra produzidas durante a Idade Média.
- Produzir uma obra de arte sacra utilizando materiais disponíveis em sala de aula.
- Analisar imagens e textos que retratam a vida cotidiana das pessoas na Idade Média.
- Produzir um texto ou desenho que represente a vida cotidiana na Idade Média.
- Analisar a arquitetura das igrejas medievais e produzir um modelo de igreja medieval utilizando materiais disponíveis em sala de aula.