Aula sobre Religiao E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a religião cristã teve um papel fundamental na organização social e cultural da Europa Ocidental. A Igreja Católica era a instituição mais poderosa da época e influenciava a vida das pessoas em diversos aspectos, desde a forma como se vestiam até a maneira como se relacionavam com a natureza. Vamos explorar como a religião cristã influenciou a cultura e os modos de organização social na Idade Média, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e a Dinâmica dos 3 Qs.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da religião cristã na Idade Média. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e a Dinâmica dos 3 Qs, que serão utilizadas para desenvolver o tema.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos devem pesquisar sobre a religião cristã na Idade Média e selecionar informações relevantes para a atividade. Disponibilize materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, utilizando as informações pesquisadas na etapa anterior. Oriente os alunos na criação do template e esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Os alunos devem apresentar seus templates para a turma e explicar as informações selecionadas em cada campo. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações apresentadas pelos colegas e refletir sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social na Idade Média. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações discutidas e reforce a importância da religião cristã na Idade Média. Os alunos devem preencher o campo Que tal do template da Dinâmica dos 3 Qs com suas impressões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise histórica dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de reflexão crítica sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social na Idade Média.

Critérios de avaliação

  • Seleção de informações relevantes sobre a religião cristã na Idade Média.
  • Participação ativa na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social na Idade Média.
  • Preenchimento adequado do campo Que tal do template da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da religião cristã na Idade Média.
  • Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Orientar a discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese das informações discutidas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a religião cristã na Idade Média.
  • Selecionar informações relevantes para a atividade.
  • Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
  • Apresentar o template para a turma e explicar as informações selecionadas em cada campo.
  • Discutir em grupo as informações apresentadas pelos colegas e refletir sobre o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social na Idade Média.