Religiões de matriz africana

Você conhece alguma religião de matriz africana? Já ouviu falar alguma coisa sobre? Sabia que elas podem ser consideradas uma forma de resistência da cultura negra no nosso país? Ainda há muito preconceito com essas religiões, mas o preconceito é fruto da ignorância, de não conhecermos algo. Acompanhe o vídeo dessa aula de História para conhecer mais sobre essas religiões!! 👊🏾🙅🏽🤝🏽

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    É certo afirmar sobre os terreiros e religiões/comunidades de matriz africana:

    A) São locais importantes onde se mantém e preserva as culturas africanas, principalmente pelo fato do Brasil ser um país racista que, de modo geral, não valoriza as contribuições da população negra

    B) São locais apenas de oração e culto, não tendo relação com a sociedade que estão inseridos.

    C) No Brasil a influência dessas religiões e comunidades é muito importante e está presente desde o período colonial, por esse motivo o país pode ser considerado um país onde não há preconceito com essas religiões.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    As religiões de matriz africana são um importante aspecto da cultura brasileira,, com suas raízes na África. Essas religiões foram trazidas pelos escravos africanos durante o período colonial e, apesar da repressão e discriminação, sobreviveram e se desenvolveram no Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as principais religiões de matriz africana no Brasil e como elas foram influenciadas pela cultura brasileira.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    As religiões de matriz africana são um importante aspecto da cultura brasileira, com suas raízes na África. Essas religiões foram trazidas pelos escravos africanos durante o período colonial e, apesar da repressão e discriminação, sobreviveram e se desenvolveram no Brasil. Nesta aula, vamos explorar as principais religiões de matriz africana presentes no Brasil e entender sua importância na formação da cultura brasileira.
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  5. 5. Estudo de Caso:

    As religiões de matriz africana são um conjunto de crenças e práticas religiosas que têm origem na África e foram trazidas para o Brasil pelos escravos africanos. Essas religiões são compostas por diversas vertentes, como o Candomblé, a Umbanda e o Batuque, e são marcadas pela valorização da natureza, dos ancestrais e da espiritualidade. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados."
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  6. 6. Ensino Híbrido:

    As religiões de matriz africana são um conjunto de crenças e práticas religiosas que têm origem na África e foram trazidas para o Brasil pelos escravos africanos. Essas religiões são muito importantes para a cultura brasileira e têm influenciado a música, a dança, a culinária e muitos outros aspectos da nossa sociedade. Nesta aula, vamos aprender mais sobre as religiões de matriz africana e como elas se desenvolveram no Brasil.
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  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    As religiões de matriz africana são um conjunto de crenças e práticas religiosas, com origem na África e foram trazidas para o Brasil pelos escravos africanos. Essas religiões são muito importantes para a cultura brasileira e influenciam a música, a dança, a culinária e outras manifestações culturais do país. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre as religiões de matriz africana e sua importância para a cultura brasileira.
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  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A aula sobre “Religiões de matriz africana” tem como objetivo apresentar aos alunos a diversidade religiosa presente no Brasil e a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira. Serão apresentados exemplos práticos de como essas religiões são vivenciadas no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, a festa de Iemanjá em algumas cidades litorâneas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos serão responsáveis por avaliar o trabalho dos colegas em grupo.
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