Aula sobre Religioes De Matriz Africana
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A aula sobre “Religiões de matriz africana” tem como objetivo apresentar aos alunos a diversidade religiosa presente no Brasil e a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira. Serão apresentados exemplos práticos de como essas religiões são vivenciadas no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, a festa de Iemanjá em algumas cidades litorâneas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos serão responsáveis por avaliar o trabalho dos colegas em grupo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira. Aproveite o momento para ouvir e observa o que os estudantes sabem sobre o tema.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo receberá um subtema relacionado às religiões de matriz africana para pesquisar e preparar uma apresentação. Os subtemas podem ser: candomblé, umbanda, batuque, jurema, entre outros.Etapa 4 - Apresentação em grupo
Cada grupo apresentará o subtema pesquisado. Os outros grupos deverão avaliar a apresentação utilizando o template de avaliação por pares.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as religiões de matriz africana apresentadas.Etapa 6 - Reflexão individual
Cada aluno deverá escrever uma reflexão sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância da diversidade religiosa e cultural no Brasil. Convide também alguns estudantes a compartilharem suas reflexões individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
- Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação oral.
- Desenvolver a habilidade de avaliação crítica por meio do template de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação da apresentação.
- Incentivar a participação e o respeito mútuo durante as apresentações.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar a apresentação em grupo.
- Avaliar as apresentações dos colegas utilizando o template de avaliação por pares.
- Participar ativamente das discussões em grupo.