Aula sobre Religioes De Matriz Africana

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre “Religiões de matriz africana” tem como objetivo apresentar aos alunos a diversidade religiosa presente no Brasil e a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira. Serão apresentados exemplos práticos de como essas religiões são vivenciadas no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, a festa de Iemanjá em algumas cidades litorâneas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos serão responsáveis por avaliar o trabalho dos colegas em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira. Aproveite o momento para ouvir e observa o que os estudantes sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo receberá um subtema relacionado às religiões de matriz africana para pesquisar e preparar uma apresentação. Os subtemas podem ser: candomblé, umbanda, batuque, jurema, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    Cada grupo apresentará o subtema pesquisado. Os outros grupos deverão avaliar a apresentação utilizando o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as religiões de matriz africana apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deverá escrever uma reflexão sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da diversidade religiosa e cultural no Brasil. Convide também alguns estudantes a compartilharem suas reflexões individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação oral.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica por meio do template de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação da apresentação.
  • Incentivar a participação e o respeito mútuo durante as apresentações.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar a apresentação em grupo.
  • Avaliar as apresentações dos colegas utilizando o template de avaliação por pares.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.