Aula sobre Religioes De Matriz Africana

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As religiões de matriz africana são um conjunto de crenças e práticas religiosas que têm origem na África e foram trazidas para o Brasil pelos escravos africanos. Essas religiões são muito importantes para a cultura brasileira e têm influenciado a música, a dança, a culinária e muitos outros aspectos da nossa sociedade. Nesta aula, vamos aprender mais sobre as religiões de matriz africana e como elas se desenvolveram no Brasil.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma atividade de check-in, na qual os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema da aula. Exemplo: "Você já ouviu falar sobre as religiões de matriz africana? O que você sabe sobre elas?"

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e seus objetivos, explicando a importância das religiões de matriz africana para a cultura brasileira e para a história do país.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve pesquisar sobre uma religião de matriz africana diferente (ex: candomblé, umbanda, batuque, etc.). Eles devem utilizar livros, enciclopédias, dicionários e outros recursos analógicos disponíveis na sala de aula para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Cada grupo deve criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar as informações mais importantes sobre a religião pesquisada. Oriente os alunos na criação do template e dê exemplos de como ele deve ser preenchido.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template

    Os alunos devem preencher o template com as informações mais importantes sobre a religião pesquisada, como sua origem, crenças, rituais, símbolos, etc.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema da aula como atividade de check-out. Exemplo: "O que você aprendeu sobre as religiões de matriz africana hoje?"

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na pesquisa e no preenchimento do template.
  • Qualidade das informações registradas no template.
  • Participação dos alunos nas atividades de check-in e check-out.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Fornecer exemplos de como o template deve ser preenchido.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades de pesquisa e preenchimento do template.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a religião de matriz africana designada pelo professor.
  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Preencher o template com as informações mais importantes sobre a religião pesquisada.