Aula sobre Religioes De Matriz Africana

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As religiões de matriz africana são um conjunto de crenças e práticas religiosas que têm origem na África e foram trazidas para o Brasil pelos escravos africanos. Essas religiões são compostas por diversas vertentes, como o Candomblé, a Umbanda e o Batuque, e são marcadas pela valorização da natureza, dos ancestrais e da espiritualidade. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Religiões de matriz africana" e contextualize a importância dessas religiões na cultura brasileira. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Cada grupo irá receber um estudo de caso sobre a história de uma pessoa negra que teve sua vida marcada pela religião de matriz africana. O estudo de caso deve conter informações sobre a vida da pessoa, sua relação com a religião e como essa religião influenciou sua trajetória.

  3. Etapa 3 - Análise do Estudo de Caso

    Os alunos deverão analisar o estudo de caso e identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

  4. Etapa 4 - Criação do Infográfico

    Cada grupo deverá criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com as informações mais relevantes do estudo de caso. O objetivo é que o infográfico sirva de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu estudo de caso e o infográfico criado para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avalie os seus resultados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade, a qualidade do infográfico criado e a capacidade dos alunos em identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do infográfico criado.
  • Capacidade dos alunos em identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir os estudos de caso.
  • Conduzir a discussão em grupo após as apresentações.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso e identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
  • Criar o infográfico com as informações mais relevantes do estudo de caso.
  • Apresentar o estudo de caso e o infográfico para a turma.