Aula sobre Religioes De Matriz Africana

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As religiões de matriz africana são um importante aspecto da cultura brasileira,, com suas raízes na África. Essas religiões foram trazidas pelos escravos africanos durante o período colonial e, apesar da repressão e discriminação, sobreviveram e se desenvolveram no Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as principais religiões de matriz africana no Brasil e como elas foram influenciadas pela cultura brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explica aos alunos o que são as religiões de matriz africana no Brasil.

  2. Etapa 2 - Identificação das religiões de matriz africana

    Os alunos, em grupos, pesquisam e identificam as principais religiões de matriz africana no Brasil.

  3. Etapa 3 - Compreensão da influência da cultura brasileira

    Os grupos discutem e apresentam como a cultura brasileira influenciou as religiões de matriz africana.

  4. Etapa 4 - Análise dos mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição

    Apresente aos alunos os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e estimula a reflexão crítica dos alunos sobre os resultados desses mecanismos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos, em grupos, criam o template de avaliação por rubrica, contendo descritores de desenvolvimento: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Debate crítico

    Os alunos apresentam seus argumentos e ouvem os argumentos dos colegas, utilizando o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho de cada grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e estimule os alunos a refletirem sobre a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira e sobre a necessidade de combater o racismo e a discriminação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais religiões de matriz africana no Brasil
  • Compreender a influência da cultura brasileira nessas religiões
  • Analisar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar seus resultados

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das principais religiões de matriz africana no Brasil
  • Compreensão da influência da cultura brasileira nessas religiões
  • Análise crítica dos mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliação de seus resultados

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos as principais religiões de matriz africana no Brasil, como o Candomblé, a Umbanda e o Batuque.
  • Discutir com os alunos a influência da cultura brasileira nessas religiões, como a incorporação de elementos do catolicismo e do espiritismo.
  • Apresentar aos alunos os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição, como a Lei Áurea e a política de branqueamento.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os resultados desses mecanismos de inserção.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e contribuindo com ideias.
  • Criar o template de avaliação por rubrica, seguindo os critérios estabelecidos
  • Identificar as principais religiões de matriz africana no Brasil e compreender a influência da cultura brasileira nessas religiões.
  • Analisar criticamente os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar seus resultados.
  • Participar do debate crítico, apresentando argumentos e ouvindo os argumentos dos colegas.