Aula sobre Religioes De Matriz Africana
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As religiões de matriz africana são um importante aspecto da cultura brasileira,, com suas raízes na África. Essas religiões foram trazidas pelos escravos africanos durante o período colonial e, apesar da repressão e discriminação, sobreviveram e se desenvolveram no Brasil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as principais religiões de matriz africana no Brasil e como elas foram influenciadas pela cultura brasileira.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explica aos alunos o que são as religiões de matriz africana no Brasil.Etapa 2 - Identificação das religiões de matriz africana
Os alunos, em grupos, pesquisam e identificam as principais religiões de matriz africana no Brasil.Etapa 3 - Compreensão da influência da cultura brasileira
Os grupos discutem e apresentam como a cultura brasileira influenciou as religiões de matriz africana.Etapa 4 - Análise dos mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição
Apresente aos alunos os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e estimula a reflexão crítica dos alunos sobre os resultados desses mecanismos.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos, em grupos, criam o template de avaliação por rubrica, contendo descritores de desenvolvimento: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Debate crítico
Os alunos apresentam seus argumentos e ouvem os argumentos dos colegas, utilizando o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho de cada grupo.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e estimule os alunos a refletirem sobre a importância das religiões de matriz africana na cultura brasileira e sobre a necessidade de combater o racismo e a discriminação.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais religiões de matriz africana no Brasil
- Compreender a influência da cultura brasileira nessas religiões
- Analisar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar seus resultados
Critérios de avaliação
- Identificação correta das principais religiões de matriz africana no Brasil
- Compreensão da influência da cultura brasileira nessas religiões
- Análise crítica dos mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliação de seus resultados
Ações do professor
- Apresentar aos alunos as principais religiões de matriz africana no Brasil, como o Candomblé, a Umbanda e o Batuque.
- Discutir com os alunos a influência da cultura brasileira nessas religiões, como a incorporação de elementos do catolicismo e do espiritismo.
- Apresentar aos alunos os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição, como a Lei Áurea e a política de branqueamento.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os resultados desses mecanismos de inserção.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e contribuindo com ideias.
- Criar o template de avaliação por rubrica, seguindo os critérios estabelecidos
- Identificar as principais religiões de matriz africana no Brasil e compreender a influência da cultura brasileira nessas religiões.
- Analisar criticamente os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar seus resultados.
- Participar do debate crítico, apresentando argumentos e ouvindo os argumentos dos colegas.