Aula sobre Religioes De Matriz Africana

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As religiões de matriz africana são um conjunto de crenças e práticas religiosas, com origem na África e foram trazidas para o Brasil pelos escravos africanos. Essas religiões são muito importantes para a cultura brasileira e influenciam a música, a dança, a culinária e outras manifestações culturais do país. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre as religiões de matriz africana e sua importância para a cultura brasileira.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais didáticos analógicos, como livros, revistas, jornais, cartazes, entre outros, que abordem o tema das religiões de matriz africana. Você também deve preparar um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente e contextualize o tema das religiões de matriz africana, explicando sua origem e importância para a cultura brasileira.

  3. Etapa 3 - Questionário

    Aplicar o questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre as religiões de matriz africana.

  5. Etapa 5 - Identificação dos mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição

    Nesta etapa, os alunos devem identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar seus resultados.

  6. Etapa 6 - Reflexão crítica sobre a diversidade cultural brasileira

    Incentive a reflexão sobre a diversidade cultural brasileira e sua importância para a construção da identidade nacional. Você pode orientar os alunos a escrever um breve texto sobre o que refletiram.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, considerando a participação nas atividades propostas, a qualidade do mapa conceitual produzido e a capacidade de identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar seus resultados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a diversidade cultural brasileira.
  • Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelos alunos.
  • Capacidade de identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das religiões de matriz africana e contextualizá-lo.
  • Aplicar o questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a diversidade cultural brasileira.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
  • Refletir criticamente sobre a diversidade cultural brasileira.