Aula sobre Religioes De Matriz Africana
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As religiões de matriz africana são um conjunto de crenças e práticas religiosas, com origem na África e foram trazidas para o Brasil pelos escravos africanos. Essas religiões são muito importantes para a cultura brasileira e influenciam a música, a dança, a culinária e outras manifestações culturais do país. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre as religiões de matriz africana e sua importância para a cultura brasileira.
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais didáticos analógicos, como livros, revistas, jornais, cartazes, entre outros, que abordem o tema das religiões de matriz africana. Você também deve preparar um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente e contextualize o tema das religiões de matriz africana, explicando sua origem e importância para a cultura brasileira.Etapa 3 - Questionário
Aplicar o questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, sobre as religiões de matriz africana.Etapa 5 - Identificação dos mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição
Nesta etapa, os alunos devem identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar seus resultados.Etapa 6 - Reflexão crítica sobre a diversidade cultural brasileira
Incentive a reflexão sobre a diversidade cultural brasileira e sua importância para a construção da identidade nacional. Você pode orientar os alunos a escrever um breve texto sobre o que refletiram.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos, considerando a participação nas atividades propostas, a qualidade do mapa conceitual produzido e a capacidade de identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar seus resultados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
- Estimular a reflexão crítica sobre a diversidade cultural brasileira.
- Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual produzido pelos alunos.
- Capacidade de identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema das religiões de matriz africana e contextualizá-lo.
- Aplicar o questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a reflexão crítica sobre a diversidade cultural brasileira.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
- Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
- Refletir criticamente sobre a diversidade cultural brasileira.