Aula sobre Relogio De Sol

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O relógio de sol é um dos mais antigos instrumentos de medição do tempo. Ele funciona a partir da sombra projetada por um gnômon (uma haste vertical) em uma superfície plana. Os relógios de sol foram utilizados por diversas civilizações antigas, como os egípcios, babilônios e romanos. No entanto, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, eles são pouco utilizados. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de entender como funciona o relógio de sol e como as mudanças na sombra do gnômon ao longo do dia e do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o que é um relógio de sol e como ele funciona. Em seguida, apresentará um breve histórico sobre a utilização do relógio de sol ao longo da história.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Proponha um problema aos alunos: "Se você estivesse perdido numa ilha isolada, como faria para medir o tempo?" Os alunos deverão discutir em grupos e anotar suas ideias no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Em grupos, os alunos deverão pesquisar e criar alternativas para solucionar o problema proposto na etapa anterior. Disponibilize materiais como livros, vídeos e sites para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão apresentar suas soluções e explicar como elas funcionam. Auxilie os grupos que tiverem dificuldades ou dúvidas.

  5. Etapa 5 - Atividade Prática

    Os alunos deverão construir um relógio de sol utilizando materiais simples como um pedaço de papelão, um gnômon (pode ser um palito de churrasco) e um transferidor. Auxilie os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos deverão discutir em grupos sobre as dificuldades encontradas durante a atividade prática e como elas foram solucionadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais conceitos abordados e questionando os alunos sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de construir um relógio de sol utilizando materiais simples.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade na criação de soluções para o problema proposto.
  • Habilidade na construção do relógio de sol.
  • Clareza na apresentação da solução.

Ações do professor

  • Questionar os alunos para incentivar a participação ativa.
  • Auxiliar os grupos que tiverem dificuldades ou dúvidas.
  • Estimular a criatividade e a pesquisa.
  • Concluir a aula reforçando os principais conceitos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Pesquisar e criar alternativas para solucionar o problema proposto.
  • Construir um relógio de sol utilizando materiais simples.
  • Apresentar a solução de forma clara e objetiva.