Aula sobre Relogio De Sol

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O relógio de sol é um instrumento antigo que utiliza a sombra de um gnômon para indicar as horas do dia. Ele foi muito utilizado em épocas passadas, antes da invenção dos relógios mecânicos e digitais. Hoje em dia, os relógios de sol podem ser encontrados em algumas praças e jardins, mas a maioria das pessoas não sabe como utilizá-los. Nesta aula, vamos aprender sobre como funciona um relógio de sol, como ele é construído e como podemos utilizar as sombras para indicar as horas do dia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, contextualizar o assunto e explicar o objetivo da atividade. Para isso, pode utilizar imagens e vídeos que mostrem relógios de sol e como eles funcionam.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e construção do relógio de sol

    Os alunos devem pesquisar sobre como é construído um relógio de sol e criar um modelo utilizando materiais simples, como papelão, canudos e palitos de sorvete. Forneça orientações e dicas para a construção.

  3. Etapa 3 - Observação das sombras

    Os alunos devem observar as sombras que são projetadas pelo gnômon em diferentes horários do dia. Peça para que eles anotem as horas e as posições da sombra em um papel.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos devem criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Forneça exemplos de critérios de avaliação e orientações para a criação do template.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos relógios de sol e avaliação por pares

    Cada grupo deve apresentar seu relógio de sol e explicar como funciona. Em seguida, os grupos devem avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a atividade, os aprendizados adquiridos e as possíveis aplicações do relógio de sol no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a atividade, reforçar os principais aprendizados e agradecer a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de avaliar o trabalho dos outros.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos e do relógio.
  • Apresentação e comunicação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do relógio de sol.
  • Fornecer exemplos de critérios de avaliação para a criação do template.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre como é construído um relógio de sol.
  • Observar as sombras que são projetadas pelo gnômon em diferentes horários do dia.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o relógio de sol criado pelo grupo.
  • Discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a atividade e os aprendizados adquiridos.