Aula sobre Relogio De Sol
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O relógio de sol é um instrumento antigo que utiliza a sombra de um gnômon para indicar as horas do dia. Ele foi muito utilizado em épocas passadas, antes da invenção dos relógios mecânicos e digitais. Hoje em dia, os relógios de sol podem ser encontrados em algumas praças e jardins, mas a maioria das pessoas não sabe como utilizá-los. Nesta aula, vamos aprender sobre como funciona um relógio de sol, como ele é construído e como podemos utilizar as sombras para indicar as horas do dia.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema, contextualizar o assunto e explicar o objetivo da atividade. Para isso, pode utilizar imagens e vídeos que mostrem relógios de sol e como eles funcionam.Etapa 2 - Pesquisa e construção do relógio de sol
Os alunos devem pesquisar sobre como é construído um relógio de sol e criar um modelo utilizando materiais simples, como papelão, canudos e palitos de sorvete. Forneça orientações e dicas para a construção.Etapa 3 - Observação das sombras
Os alunos devem observar as sombras que são projetadas pelo gnômon em diferentes horários do dia. Peça para que eles anotem as horas e as posições da sombra em um papel.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Os alunos devem criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Forneça exemplos de critérios de avaliação e orientações para a criação do template.Etapa 5 - Apresentação dos relógios de sol e avaliação por pares
Cada grupo deve apresentar seu relógio de sol e explicar como funciona. Em seguida, os grupos devem avaliar o trabalho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa anterior.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a atividade, os aprendizados adquiridos e as possíveis aplicações do relógio de sol no cotidiano.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a atividade, reforçar os principais aprendizados e agradecer a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de avaliar o trabalho dos outros.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos e do relógio.
- Apresentação e comunicação.
Ações do professor
- Orientar os alunos na construção do relógio de sol.
- Fornecer exemplos de critérios de avaliação para a criação do template.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma breve conclusão sobre a atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre como é construído um relógio de sol.
- Observar as sombras que são projetadas pelo gnômon em diferentes horários do dia.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar o relógio de sol criado pelo grupo.
- Discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a atividade e os aprendizados adquiridos.