Aula sobre Relogio De Sol
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O relógio de sol é um instrumento antigo que utiliza a sombra projetada por um gnômon para indicar as horas do dia. Ele foi muito utilizado em épocas passadas e ainda pode ser encontrado em alguns lugares, como em praças públicas e jardins. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a relação entre a sombra do gnômon, os movimentos da Terra em torno do Sol e as necessidades que levaram humanos da época a adotar esse sistema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor iniciará a aula apresentando o tema e explicando a relação entre o relógio de sol e os movimentos da Terra em torno do Sol. Ele também poderá mostrar exemplos de relógios de sol e como eles funcionam.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos, em grupos, criarão um mapa de empatia para entender as necessidades das pessoas que utilizam o relógio de sol. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e os alunos discutirão em grupo as informações coletadas. Incentive a reflexão sobre como as pessoas utilizavam o relógio de sol em diferentes situações naquela época.Etapa 4 - Criação do protótipo
Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos criarão um protótipo de relógio de sol que atenda às necessidades das pessoas identificadas. Eles podem utilizar materiais disponíveis na sala de aula, como papel, canetas e tesoura.Etapa 5 - Apresentação do protótipo
Cada grupo apresentará seu protótipo de relógio de sol e explicará como ele atende às necessidades das pessoas identificadas no mapa de empatia. Incentive a reflexão sobre como o relógio de sol pode ser utilizado em diferentes situações cotidianas.Etapa 6 - Resumo
Faça um resumo sobre as informações abordadas, reforçando os conceitos aprendidos durante a aula e incentivando os alunos a aplicarem esses conceitos em situações cotidianas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre com o questionamento “quando, pelo que e por quê os relógios solares foram substituídos?”.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de um protótipo de relógio de sol que atenda às necessidades das pessoas.
- Incentivar a reflexão sobre como o relógio de sol pode ser utilizado em diferentes situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.
- Criatividade na criação do protótipo de relógio de sol.
- Apresentação clara e objetiva do protótipo criado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a relação entre o relógio de sol e os movimentos da Terra em torno do Sol.
- Incentivar a criação do mapa de empatia pelos alunos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação do protótipo de relógio de sol.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e incentivar a aplicação dos conceitos em situações cotidianas.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia para entender as necessidades das pessoas que utilizam o relógio de sol.
- Criar o protótipo de relógio de sol que atenda às necessidades identificadas no mapa de empatia.
- Apresentar o protótipo criado e explicar como ele atende às necessidades das pessoas identificadas no mapa de empatia.