Aula sobre Relogio De Sol
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O relógio de sol é um instrumento antigo que foi utilizado para medir o tempo por mais de 3.500 anos. Ele é composto por um gnômon, que é uma haste ou vara que projeta uma sombra no mostrador do relógio. A medida que o Sol se move através do céu, a sombra se move também, permitindo aos observadores determinar a hora do dia. O relógio de sol é um exemplo de como as pessoas usaram a ciência e a tecnologia para resolver problemas práticos do dia a dia. Nesta aula, vamos aprender sobre o relógio de sol e como ele funciona, bem como sobre os movimentos da Terra e do Sol que são responsáveis pela mudança da sombra ao longo do dia.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Comece a aula explicando o que é um relógio de sol e como ele funciona. Ele pode mostrar exemplos de relógios de sol e explicar como eles foram usados no passado.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos e pedir que cada grupo escolha um tema para criar um jogo de gamificação sobre relógios de sol utilizando o site Wordwall. O site é bem intuitivo e dará direções que tornarão a tarefa de criar menos difícil. Os temas podem incluir a história do relógio de sol, como construir um relógio de sol, como usar um relógio de sol para determinar a hora do dia.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo e formato do jogo e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Cada grupo deve desenvolver o jogo de acordo com o mapa de registro criado na etapa anterior. Forneça orientações e suporte para os alunos durante o processo de desenvolvimento, principalmente acerca do site Wordwall.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação e fornecer feedback construtivo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Depois que todos os jogos forem apresentados, lidere uma discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam sobre relógios de sol e como aplicaram os conceitos aos jogos.Etapa 7 - Avaliação e jogatina
Avalie dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos na seção 4 e libere os grupos para jogarem os jogos uns dos outros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos por meio do desenvolvimento de um jogo de gamificação.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza do mapa de registro criado pelo grupo.
- Qualidade e originalidade do jogo desenvolvido.
- Participação e colaboração dos alunos durante a aula e no desenvolvimento do jogo.
Ações do professor
- Fornecer orientações e suporte para os alunos durante o processo de desenvolvimento do jogo.
- Incentivar a participação de todos os alunos na apresentação dos jogos.
- Liderar uma discussão em grupo sobre o tema e o que os alunos aprenderam.
Ações do aluno
- Escolher um tema para criar um jogo de gamificação sobre relógios de sol.
- Criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
- Desenvolver o jogo de acordo com o mapa de registro criado na etapa anterior.