Aula sobre Relogio De Sol

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O relógio de sol é um instrumento antigo que foi utilizado para medir o tempo por mais de 3.500 anos. Ele é composto por um gnômon, que é uma haste ou vara que projeta uma sombra no mostrador do relógio. A medida que o Sol se move através do céu, a sombra se move também, permitindo aos observadores determinar a hora do dia. O relógio de sol é um exemplo de como as pessoas usaram a ciência e a tecnologia para resolver problemas práticos do dia a dia. Nesta aula, vamos aprender sobre o relógio de sol e como ele funciona, bem como sobre os movimentos da Terra e do Sol que são responsáveis pela mudança da sombra ao longo do dia.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Comece a aula explicando o que é um relógio de sol e como ele funciona. Ele pode mostrar exemplos de relógios de sol e explicar como eles foram usados no passado.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos e pedir que cada grupo escolha um tema para criar um jogo de gamificação sobre relógios de sol utilizando o site Wordwall. O site é bem intuitivo e dará direções que tornarão a tarefa de criar menos difícil. Os temas podem incluir a história do relógio de sol, como construir um relógio de sol, como usar um relógio de sol para determinar a hora do dia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo e formato do jogo e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Cada grupo deve desenvolver o jogo de acordo com o mapa de registro criado na etapa anterior. Forneça orientações e suporte para os alunos durante o processo de desenvolvimento, principalmente acerca do site Wordwall.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação e fornecer feedback construtivo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Depois que todos os jogos forem apresentados, lidere uma discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam sobre relógios de sol e como aplicaram os conceitos aos jogos.

  7. Etapa 7 - Avaliação e jogatina

    Avalie dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos na seção 4 e libere os grupos para jogarem os jogos uns dos outros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos por meio do desenvolvimento de um jogo de gamificação.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa de registro criado pelo grupo.
  • Qualidade e originalidade do jogo desenvolvido.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a aula e no desenvolvimento do jogo.

Ações do professor

  • Fornecer orientações e suporte para os alunos durante o processo de desenvolvimento do jogo.
  • Incentivar a participação de todos os alunos na apresentação dos jogos.
  • Liderar uma discussão em grupo sobre o tema e o que os alunos aprenderam.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para criar um jogo de gamificação sobre relógios de sol.
  • Criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
  • Desenvolver o jogo de acordo com o mapa de registro criado na etapa anterior.