Aula sobre Relogio De Sol

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Relógio de sol" é uma forma de medir o tempo que antecede os relógios mecânicos e digitais. A partir da sombra projetada pelo gnômon, é possível identificar a hora do dia e das estações do ano. Esse instrumento pode ser encontrado em diversos lugares, como em parques, em praças e até mesmo em jardins de casas. Nesta aula, os alunos irão aprender como funciona o relógio de sol e como ele pode ser utilizado para medir o tempo.

  1. Etapa 1 - Texto histórico

    Será enviado para casa no dia anterior para leitura o texto [O relógio através dos tempos](https://www.google.com/url?q=https://igeo.ufrgs.br/museudetopografia/images/acervo/artigos/O_relgio_atravs_dos_tempos.pdf&sa=D&source=editors&ust=1688495511101336&usg=AOvVaw19WExKOgwXTYaKHgq0VHeb).

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique como funciona o relógio de sol. Serão mostrados exemplos de relógios de sol e como eles são utilizados.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    História do relógio de sol, utilidades, necessidade de delimitar o tempo, desafios para a elaboração de um relógio de sol, como funciona, etc.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas e tire dúvidas sobre o conteúdo.

  5. Etapa 5 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático de como utilizar o relógio de sol para medir o tempo. Os alunos poderão acompanhar o processo e fazer perguntas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre como o relógio de sol pode ser utilizado no cotidiano das pessoas e porque caiu em desuso. Eles poderão apresentar ideias e exemplos de como o instrumento pode ser aplicado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Ele poderá reforçar a importância do relógio de sol como uma forma de medir o tempo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir a partir das mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano.
  • Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor como funciona o relógio de sol.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Compreensão do funcionamento do relógio de sol a partir do exemplo prático apresentado pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Escolher um vídeo explicativo adequado para a idade dos alunos.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar das atividades em grupo.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o conteúdo apresentado.