Aula sobre Relogio De Sol
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Relógio de sol" é uma forma de medir o tempo que antecede os relógios mecânicos e digitais. A partir da sombra projetada pelo gnômon, é possível identificar a hora do dia e das estações do ano. Esse instrumento pode ser encontrado em diversos lugares, como em parques, em praças e até mesmo em jardins de casas. Nesta aula, os alunos irão aprender como funciona o relógio de sol e como ele pode ser utilizado para medir o tempo.
Etapa 1 - Texto histórico
Será enviado para casa no dia anterior para leitura o texto [O relógio através dos tempos](https://www.google.com/url?q=https://igeo.ufrgs.br/museudetopografia/images/acervo/artigos/O_relgio_atravs_dos_tempos.pdf&sa=D&source=editors&ust=1688495511101336&usg=AOvVaw19WExKOgwXTYaKHgq0VHeb).Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique como funciona o relógio de sol. Serão mostrados exemplos de relógios de sol e como eles são utilizados.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.História do relógio de sol, utilidades, necessidade de delimitar o tempo, desafios para a elaboração de um relógio de sol, como funciona, etc.
Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas e tire dúvidas sobre o conteúdo.Etapa 5 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático de como utilizar o relógio de sol para medir o tempo. Os alunos poderão acompanhar o processo e fazer perguntas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre como o relógio de sol pode ser utilizado no cotidiano das pessoas e porque caiu em desuso. Eles poderão apresentar ideias e exemplos de como o instrumento pode ser aplicado.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Ele poderá reforçar a importância do relógio de sol como uma forma de medir o tempo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir a partir das mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano.
- Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor como funciona o relógio de sol.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Compreensão do funcionamento do relógio de sol a partir do exemplo prático apresentado pelo professor.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Escolher um vídeo explicativo adequado para a idade dos alunos.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar das atividades em grupo.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o conteúdo apresentado.